Silagem de milho: bem-feita, cabe em qualquer propriedade leiteira


Com orientação adequada, produtor de Goiás obteve 54 toneladas de material picado por hectare

O produtor de leite Valdivino Rodrigues do Nascimento (o Vinão), da Fazenda Boa Esperança, município de Palmeiras de Goiás, GO, está comemorando o sucesso de produtividade e eficiência na confecção da silagem de milho em sua propriedade.

Em uma área de apenas 4 hectares, Vinão colheu nesta safra 2018/2019 216 toneladas do alimento, atingindo uma produtividade de 54 toneladas de matéria original por hectare. Como, no dia da colheita, a planta de milho apresentava 34% de matéria seca, pode-se dizer que alcançou uma produção de 18,36 toneladas de matéria seca por unidade de área.

Este número só foi possível graças a aplicação de tecnologia, com recomendações assertivas do técnico Athos Bonifácio, do Senar Mais, quanto à fertilidade do solo, coberturas necessárias para o desenvolvimento da planta, escolha do híbrido e tratos culturais adequados e com muita disciplina, além de colher a planta no ponto certo, conforme foto abaixo, onde se destaca a linha do leite.

Com essa produtividade, Vinão conseguirá tratar de 33 vacas (considerando já as perdas) no período seco do ano, demonstrando uma capacidade de suporte de mais de 8 cabeças adultas por hectare, observando o período analisado.

Outro fator importante para o resultado está relacionado ao custo de produção: a tonelada produzida teve um custo operacional efetivo de R$ 78,70, resultando em um valor de R$ 231 a tonelada da matéria seca. significando que a aplicação de tecnologia nem sempre eleva o custo de produção, pois uma ótima produtividade também foi atingida, demonstrando ao produtor o resultado de seu empenho mesmo ainda com uma baixa escala de produção.

Fotos: Athos Bonifácio, do Senar Mais

Anterior Anvisa proíbe venda de lotes de frango da Perdigão
Próxima Maria Iraclézia assume Convention Bureau, dia 26

No Comment

Leave a reply