Violência nas áreas rurais do Paraná tem queda acentuada no último ano


Dados foram compartilhados em palestra na Sociedade Rural de Maringá

 

Na manhã desta quarta-feira (24) foi realizada palestra sobre segurança no setor rural, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. O encontro foi organizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e reuniu policiais da Patrulha Rural, da Rotam, produtores e representantes de diversas entidades rurais.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, ressaltou a importância de tratar do tema segurança no campo e de envolver os produtores e os órgãos de segurança nas ações da entidade. “É uma pauta de extrema importância para os produtores rurais. Precisamos mostrar os avanços que temos alcançado com o envolvimento de todos”.

O coordenador estadual da Patrulha Rural, Incare Corrêa, repassou dados importantes que comprovam a redução da violência rural no Paraná. Roubo teve redução de 30% no último ano, homicídio 23%, já o feminicídio teve 66% de queda e a violência doméstica uma redução de 59% de março de 2023 a março de 2024. “Essa redução se deve ao aumento do patrulhamento aliado a ações preventivas e informativas junto aos moradores rurais. Hoje os produtores rurais têm uma orientação maior e sabem se proteger e proteger seus bens materiais de uma forma mais eficiente”, destacou.

Ele ainda ressalta que esta proximidade da Patrulha Rural junto à comunidade, com visitas às propriedades para cadastro e orientações, assim como a tecnologia aplicada à Segurança Pública fizeram a diferença para a redução de crimes. “Vale lembrar que a Patrulha Rural pode ser acionada via app 190 e está disponível à toda comunidade”.

Para o diretor da Sociedade Rural de Maringá, Jucival de Sá, ações informativas como esta são de extrema importância para o bem-estar e boa produtividade do produtor rural e sua propriedade. “Informações e orientações foram repassadas hoje e que podem fazer a diferença no dia-a-dia de todos que trabalham no meio rural. Porque a segurança dentro e fora das propriedades rurais é prioridade e fundamental para darmos sequência a outras ações de apoio ao produtor”, disse.

Anterior China recebe 91,8% da soja exportada pelo Porto de Paranaguá
Próxima Com apoio do Estado, 17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro