Secretário Ortigara abre a Semana do Agricultor em Maringá


Eventos comemorativos ao Dia Nacional do Agricultor, 28 de julho, visam ressaltar o importante papel desempenhado pelas famílias do campo e enaltecer o segmento agropecuário para o desenvolvimento da Mesorregião Noroeste do Estado

Destacando o potencial produtivo do Paraná e as possibilidades de crescimento nos mais variados tipos de culturas, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, abriu oficialmente a programação da Semana do Agricultor, na tarde desta terça-feira (26), no Recinto de Eventos do Parque de Exposições de Maringá. A palestra fez parte da extensa programação elaborada por entidades e instituições da área com a intenção de valorizar a agropecuária como fator de desenvolvimento regional.

A Semana do Agricultor é uma iniciativa criada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento) em cooperação com a Amusep (Associação dos Municípios de Setentrião Paranaense), Setrab (Secretaria Municipal do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar) e a SRM (Sociedade Rural de Maringá) para celebrar o Dia Nacional do Agricultor, comemorado em 28 de julho.

Eventos
A programação teve início no último domingo (24) e estende-se até o dia 31 de julho, com mais de oitenta eventos técnicos, culturais, recreativos, religiosos e gastronômicos preparados para acontecer nos municípios da Mesorregião Noroeste do Estado, compreendida pelas regiões de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. A estimativa dos organizadores é que mais de 11 mil pessoas entre agricultores familiares, mulheres, jovens rurais, lideranças e comunidade em geral sejam atendidas nos eventos.

Diversas autoridades, entre prefeitos da região, vereadores e secretários municipais de Maringá, lideranças da agropecuária e representantes de órgãos públicos de fomento à agropecuária estiveram presentes no evento de abertura.

Destaque e contribuição
Muitos deles usaram a palavra para destacar o ótimo desempenho do campo e elogiar o importante papel desempenhado pelo agricultor para levar alimentos à mesa dos brasileiros. Segundo o gerente da mesorregião Noroeste, José Jaime de Lima, “os pequenos produtores fazem girar a economia de muitos municípios e uma dia apenas é pouco para homenageá-los, assim, resolvemos instituir esta semana”, explicou.

O presidente da Amusep, prefeito Fernando Brambilla, disse que “a cidade pode parar, mas o campo não”, ressaltando a qualidade da produção brasileira de alimentos. Para a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, “é bom saber que várias entidades se reuniram para pensar juntas melhorias para o campo”.

A semana tem a intenção de contribuir para o desenvolvimento rural do local através do acesso às novas tecnologias e informações sobre a produção agropecuária, promover a discussão sobre rentabilidade e aproveitamento de recursos naturais, qualificar e valorizar os agricultores e suas famílias, além de reconhecer a importância da agricultura e da pecuária para o desenvolvimento mesorregional.

Potencial
O secretário Norberto Ortigara falou do potencial agrícola paranaense, como um estado que se destaca em quarenta cadeias produtivas do agro, que se tornou o maior produtor nacional de proteína animal e cujo VBP (Valor Bruto da Produção) chegou a 180 bilhões em 2021, respondendo ainda por 80% das exportações. “É o setor que mais temos relevância no mundo, mas precisamos caminhar para agregar valor à nossa produção”, enfatizou.

Ortigara afirmou, também, que o produtor paranaense pode ainda mais e instigou a classe a utilizar os recursos financeiros disponibilizados pelo Governo do Estado para investimentos e melhoria da produção. “Com articulação, parceria, apoio técnico e financeiro é possível ser o que se quer”, destacou, ao enfatizar em seguida: “eu não abro mão do resultado, desde que seja sustentável”.

Para ele, este é um caminho que a região pode escolher visando tornar-se ainda mais importante na produção de alimentos. Finalizando, o secretário pontuou que a Semana do Agricultor é um movimento importante no sentido de estimular o pensamento acerca das questões que precisam ser discutidas para o setor.

Lei sancionada
Na oportunidade, o prefeito Edson Scabora ainda assinou a lei que sanciona a criação da Semana do Agricultor de Maringá, projeto de autoria do vereador Onivaldo Barris. Conforme o vereador, o objetivo é evidenciar a importância da agricultura, fomentar medidas para a área e valorizar as pessoas do campo.

Anterior Semana do Agricultor será no final de julho
Próxima Global Agribusiness Forum (GAF)