“Queimadas na Amazônia são caso de polícia, não de produtor rural”


Presidente da FAEG defendeu setor durante participação no 12º Congresso do Algodão
 
As queimadas na Amazônia inflamaram a plenária de abertura do 12º Congresso do Algodão, em Goiânia, nesta terça-feira, 27 de agosto. O tema foi tratado pelas autoridades presentes na solenidade, que se prontificaram a defender o setor e a apontar que as acusações realizadas pela comunidade internacional são uma maneira de impor barreiras comerciais ao país.
 
“Quando vemos um incêndio florestal na Europa, nos dá um sentimento de dó e tristeza, mas é engraçado que quando o ocorre no nosso país, eles nos acusam”, disse José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). Segundo ele, as ações coordenadas denunciadas pela imprensa no Pará “podem até ser ações criminosas, mas isso é caso de polícia e não de produtor rural”.
 
“Não nos aponte o dedo, não nos impute algo para criar barreiras comerciais”, criticou Schreiner. Representando todos os ex-presidentes da Associação Brasileiras dos Produtores de Algodão, João Luiz Ribas Pessa, que comandou a entidade de 1999 a 2002, ressaltou que “interesses escusos” estão por trás das acusações feitas pela comunidade internacional contra o setor.
 
“Se estamos fazendo algo errado, mostre onde e quem, mas não podemos deixar que interesses escusos desmerecer o agronegócio brasileiro”, afirmou o produtor em um discurso no qual destacou os esforços realizados pelo agronegócio brasileiro para uma produção cada vez mais sustentável. “Estamos vendo que não basta estar certo, é preciso parecer certo”, disse.
 
Fonte: PORTAL DBO
Anterior Presidente da SRM  receberá o "Prêmio Destaque Zootecnista”
Próxima Emater realiza em Maringá 1º Seminário Regional da Soja