Prefeitura apresentou primeiro Plano Municipal de Turismo de Maringá nesta quinta-feira (05.10)


Com o objetivo de criar políticas públicas para impulsionar o setor do turismo em Maringá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) e em parceria com o Sebrae, elaborou o primeiro ?Plano Municipal de Turismo? (PMTur) da cidade. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira, 5, às 16h30, no salão de eventos do Parque do Japão. Na ocasião, também haverá a  apresentação do ?Place Branding?, pesquisa que buscou compreender a potencialidade turística de Maringá e região.
A elaboração do ?Plano Municipal de Turismo?, que terá duração de dez anos (2023-2033), passou por nove etapas, incluindo a formação de comitê, levantamento de documentos e realização de conferências. O processo envolveu representantes do poder público e do setor de turismo da cidade. Após a apresentação, o plano será encaminhado à Câmara Municipal para votação.
“O ?Plano Municipal de Turismo? é um projeto a longo prazo para fortalecimento de um setor que tem crescido a cada ano em Maringá. A proposta é criar políticas públicas para impulsionar ainda mais o turismo na nossa cidade e na região”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
A elaboração do PMTur seguiu os eixos do ?Programa Destino Turístico Inteligente? (DTI), do Ministério do Turismo: governança, inovação, acessibilidade, sustentabilidade, segurança, promoção e marketing, mobilidade e transporte e criatividade.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora, “Maringá é um polo econômico forte e que oferece diversas opções de turismo e lazer para quem vive e para quem visita a cidade. De maneira muito organizada e responsável, o ?Plano Municipal de Turismo? vem para ampliar esse trabalho”, afirma.
?Place Branding? – Para auxiliar no trabalho de ampliação do setor de turismo, a gestão municipal e o Sebrae elaboraram uma pesquisa para identificar e posicionar os lugares e destinos da cidade. O ?Place Branding?, que também foi  apresentado nesta quinta-feira, 5, mostrará a visão de lideranças setoriais e governamentais e da população em geral sobre a cidade.
O processo de elaboração do ?Place Branding? foi realizado com pesquisa qualitativa, que contou com workshops e entrevistas com a população e lideranças, além de pesquisa quantitativa, com auxílio das redes sociais.
Fonte: PMM
Anterior Banco do Agricultor Paranaense, anunciadas no lançamento do Plano Safra Paraná.
Próxima Maringá realiza maior investimento da história e consórcio Luz de Maringá vence leilão da PPP de iluminação com desconto de 54%