Preço da arroba atinge valor recorde real em agosto


Intensas exportações e a oferta restrita de gado pronto para abate mantêm as médias em alta na maior parte das praças pecuárias

O preço do boi gordo tem registrado sucessivas altas no mercado interno em função da escassez de animais para abate e da forte demanda exportadora de carne bovina. Em razão disso, o indicador do boi gordo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) registrou média mensal de R$ 228,48 por arroba em agosto, um recorde real desde o início da série histórica do Cepea, iniciada em 1994.

Segundo relatório do Cepea, “as intensas exportações brasileiras de carne, atreladas à oferta restrita de boi gordo no pasto, evidenciada por dados oficiais indicando menor número de animais abatidos, mantêm os preços da arroba em alta no mercado nacional“.

O Cepea destaca, entretanto, que a valorização da arroba não indica que o pecuarista está com margens maiores de lucro. Isso porque os animais de reposição (bezerro e boi magro) estão sendo negociados igualmente em patamares recordes reais das respectivas séries do Cepea.

“Além da reposição – que representa mais da metade dos custos de produção de pecuaristas recriadores -, a forte valorização do dólar neste ano elevou os preços de importantes insumos pecuários que são importados”, diz o Cepea, que conclui: “É importante lembrar, ainda, que insumos de alimentação, como milho e farelo de soja, estão bastante valorizados.”

Fonte: DBO – Rural

Anterior 48ª EXPOINGÁ TEM NOVO ADIAMENTO
Próxima Mapa abre inscrições do Garantia-Safra para período 2020/21