O Brasil é o 6° país no ranking de países com maiores áreas irrigadas no mundo


O Brasil é o 6° país no ranking de países com maiores áreas irrigadas no mundo e um dos poucos países do mundo com capacidade de triplicar a área irrigada. China, Índia e Estados Unidos ocupam as primeiras colocações. Segundo estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – @USP, o Brasil tem potencial para irrigar cerca de 55 milhões de hectares, em bases ambientalmente sustentáveis.
A irrigação contribui não só para o incremento da segurança alimentar da humanidade, pelo fato de ser possível produzir até quatro vezes mais alimentos na mesma área quando usa sistemas irrigados, como também para uma grande discussão global que se chama sustentabilidade.
O #MapaBrasil é um dos condutores da Política Nacional de Irrigação e trabalha para o aumento de áreas irrigadas trazendo resiliência ao produtor rural com a conservação da água e do solo. Até o ano de 2050, o mundo irá demandar o aumento de alimentos na base de 60% e de água, em 40%, segundo a @FAO.
Pensando nisso, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação – SDI está elaborando o Programa Nacional de Agricultura Irrigada – “Irriga+”, que irá integrar as ações do @govbr para a promoção da irrigação no Brasil. O objetivo do programa é superar os gargalos identificados junto aos diversos setores envolvidos e favorecer o emprego da agricultura irrigada em bases sustentáveis e em áreas prioritárias.
Fonte; mapa
Anterior Aplicativo Paraná Agro facilita acesso a dados da agropecuária paranaense
Próxima Confira o que abre e o que fecha em Maringá no feriado e ponto facultativo