Manifesto SRM


SOBRE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS NO OESTE DO PARANÁ

 

A Sociedade Rural de Maringá manifesta sua preocupação quanto à decisão da Funai no reconhecimento de terras indígenas nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa, conforme conclusão de estudo publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 15.

De acordo com o estudo, a área a ser demarcada é de aproximadamente 24 mil hectares (em torno de 7.500 alqueires) nos três municípios para atender cerca de 1.300 índios.

O reconhecimento desta área afeta produtores rurais legitimamente estabelecidos há anos, que trabalham, produzem e contribuem com o desenvolvimento econômico e social de toda a região.

Cálculos do Sindicato Rural de Guaíra indicam que mais de 1 milhão de 200 mil sacas de soja e 2 milhões de sacas de milho safrinha deixariam de ser produzidos por ano, num prejuízo estimado de R$ 160 milhões, caso sejam suspensas as propriedades de terra.

Tirar os produtores do local seria um ato de violência e uma afronta a toda a classe produtiva paranaense do agronegócio, responsável pela geração de aproximadamente 30% de toda a riqueza do Estado.

O processo não chegou ao fim, passa ainda por outras etapas, mas o momento é de muita intranquilidade.

Manifestamos o nosso repúdio à decisão da Funai e nos colocamos ao lado dos produtores nesta luta para evitar que a demarcação de terra indígena venha a acontecer no nosso Estado.

 

Anterior Inteligência artificial no combate à fome
Próxima Agropecuária: para além do alimento