FPA garante janela de plantio de soja estendido no Paraná


Após pedido da bancada, Fávaro garantiu que calendário vai retornar ao modelo tradicional.

Com a intenção de melhorar as condições para o desenvolvimento da cultura da soja, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), solicitou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que o calendário tradicional de plantio do grão continuasse no período de setembro a 31 de janeiro. O pedido já foi acatado pelo chefe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com Lupion, o anúncio de mudança no calendário foi um pedido feito também pelas entidades ligadas ao setor agropecuário, que enxergam no tempo maior no plantio da lavoura uma oportunidade desenvolvimento da cultura da soja. Além disso, o presidente da Frente destaca o diálogo da bancada com o Ministério. “A FPA está sempre atenta às demandas dos produtores rurais. A nossa função é trazer o melhor para quem trabalha pelo setor que é o motor econômico e social do país. A volta para o calendário tradicional, além de ser um pedido das entidades que representam o agro, respeita a importância que a soja tem para o Paraná”, afirmou.

Para outro membro da FPA e, também, deputado federal pelo Paraná, Luiz Nishimori (PSD-PR), a extensão é fundamental por se tratar de uma região, reconhecidamente, produtora de sementes.  “Ficamos contemplados com a manutenção do calendário tradicional, até 31 de janeiro. A bancada sabe da importância que essa alteração tem para o sucesso da safra. Nossas reivindicações foram atendidas graças ao esforço da FPA”, disse.

Na mesma linha, o deputado federal Padovani (União-PR), parabenizou a decisão do ministro Carlos Fávaro e enalteceu o trabalho realizado pela bancada. Para o parlamentar, o diálogo progrediu diante do entendimento das particularidades agropecuárias do estado. “É preciso parabenizar o ministro Fávaro, mas de forma especial, elogiar a articulação do presidente Pedro Lupion e da nossa FPA. Apoiar os produtores e manter o calendário de plantio da soja no Paraná, fortalece e impulsiona o desenvolvimento da nossa economia agrícola e mostra sensibilidade às realidades regionais”, destacou Padovani.

Já Carlos Fávaro, reconheceu a importância do pleito e disse que o pedido será atendido. “Nós compreendemos que o Brasil é um país continental, com todas as particularidades de um território deste tamanho. Nós padronizamos a calendarização da safra 2023/24, mas sabemos que é preciso, agora, tratar as exceções de forma excepcional”.

Fonte: Assessoria FPA

 

Anterior Na Agroleite, Ministro anuncia medidas de apoio ao agronegócio
Próxima Encontro "Mulheres que transformam" é realizado em Campo Mourão ...