Encontro “Mulheres que transformam” é realizado em Campo Mourão …


Cerca de 500 mulheres cooperadas, esposas, filhas e netas de cooperados estiveram reunidas no anfiteatro do entreposto de Campo Mourão/PR na tarde da última quinta-feira (10) para o encontro “Mulheres que transformam”.

O evento tem o objetivo de estimular o aprendizado e a troca de experiências entre as participantes dentro de um ambiente leve e descontraído. Para isso, foram realizadas duas palestras. A primeira delas foi ministrada pela presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, que trouxe o tema “Liderança e gestão no agronegócio”.

Já a segunda palestrante do dia foi a Bacharel em Ciências Contábeis e especialista em gestão administrativa e financeira, Dani Amaral, que falou sobre sucesso e superação de desafios.

“Eventos como este são muito importantes, pois ajudam a promover a integração entre as mulheres e a desenvolver essas conexões entre eles. E hoje foi um dia incrível, com muita participação de todas, o que deixa a gente muito feliz por poder reunir esse grande número de mulheres para mostrar a força que elas têm”, destaca a palestrante.

A percepção das mulheres que participaram do evento vai de encontro com o que afirma a palestrante. Quem exemplifica isso é Maria Lucineia Zonta de Carvalho, que veio de Juranda/PR e salientou o despertar que este tipo de evento promove para elas.

“Foi uma inspiração para todas nós. Muitas mulheres têm o medo de arriscar, de ir em frente, mas após a realização dessas palestras, nós pudemos perceber que somos mais, que podemos chegar onde nós quisermos”, ressaltou.

A ação promovida foi muito valorizada pelas participantes, que enalteceram a iniciativa da cooperativa. Tatiane Martins Romagnole, de Boa Esperança/PR, afirma que o evento reconhece e valoriza a maior participação feminina em diferentes frentes.

“Eu acho espetacular essa iniciativa da Coamo de querer integrar mais a mulher tanto na propriedade quanto nas próprias atividades da cooperativa. Por muito tempo, só os homens se envolviam e tomavam as decisões, mas com o passar do tempo as mulheres também foram ocupando esses espaços e o evento de hoje mostra que nós também temos um papel de protagonismo”, afirma

PROGRAMAÇÃO – Este foi o primeiro de diversos encontros que serão realizados em toda a área de ação da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Outros três encontros já estão agendados para a próxima semana. Na terça-feira (15/08), o evento será realizado em Toledo/PR com as mesmas palestrantes que participaram em Campo Mourão.

Na quarta-feira (16/08) e quinta-feira (17/08), será a vez das mulheres das regiões de São Domingos/SC e Mangueirinha/PR, respectivamente, participarem do encontro com palestras que serão realizadas por Rosana Botelho e Mari Bernini.

Fonte: COAMO

Anterior FPA garante janela de plantio de soja estendido no Paraná
Próxima Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado