Em Marialva, Sistema Estadual de Agricultura destaca força das mulheres no campo


A liderança crescente das mulheres no meio rural foi tema nesta sexta-feira (15) do 3.º Encontro de Mulheres da Uva em Marialva, no Norte do Paraná. O evento aconteceu no Clube dos 30 e contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que destacou a atendimento dos programas de governo ao público feminino no campo.

Conhecida como Capital da Uva no Paraná, Marialva tem aproximadamente 500 mulheres atuando nessa atividade. Em 2017, a uva de Marialva obteve o selo de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos cultivados em regiões específicas e com características diferenciadas.

Na abertura, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, fez um balanço dos desafios atuais dos trabalhadores rurais. “Ano passado foi um bom ano para a nossa agricultura. Mas não está fácil ser agricultor em 2024. Tempo ruim, perdas nas safras, preços em queda, mas nós não vamos perder a esperança. Claro que também devemos nos empenhar para aperfeiçoar as políticas”, disse. “A melhor agricultura do Brasil é do Paraná, pela capacidade de inovar, reinventar, perceber oportunidades, se unir e se fortalecer”.

Ortigara também falou sobre a importância da diversificação para a agricultura paranaense. Cerca de 33% do território é ocupado por soja e cana, mas também precisam ganhar mais espaço outras culturas como frutas, hortaliças e casulos de bicho-da-seda. “Vocês têm uma boa pegada, sabem se organizar. E o governo estadual está aqui para apoiar”.

Entre as iniciativas, estão o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), que permite aos municípios indicar agroindústrias que sigam as regras higiênico-sanitárias a comercializar em todo o território estadual; o programa Coopera Paraná, que destina recursos para pequenas associações e cooperativas; e o Banco do Agricultor Paranaense, que inclusive cobre 100% das taxas de juros para financiamento de projetos de mulheres inscritas no Pronaf.

No ano passado, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou Operação Agro+  para inspeção de pulverizadores em propriedades rurais, e a primeira etapa aconteceu em Marialva e Astorga. A ação, de caráter educativo e preventivo, promove a manutenção correta dos equipamentos utilizados nas lavouras, preconizando as boas práticas agrícolas e colaborando para a redução da deriva de agrotóxicos, um dos principais desafios enfrentados na região.

EVENTO – O 3º Encontro de Mulheres da Uva foi promovido pela Prefeitura Municipal de Marialva, e contou com palestra, cantinho da beleza, cuidados com a saúde, assessoria jurídica e educacional, além de jantar e prêmios, segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária Nathan Bortolon.” essas mulheres movimentam nossa economia rural e nosso comércio também”. Segundo o último Censo Agropecuário divulgado em 2017 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 19% dos estabelecimentos agropecuários no Brasil são comandados por mulheres.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o  diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Manoel de Azevedo, a gerente regional da Adapar em Maringá, Ana Paula Moser; chefe do núcleo regional da Seab em Maringá, Jucival de Souza; e o gerente regional do IDR-Paraná em Maringá, Pedro Cecere Filho.

Fonte: SEAB PR

Anterior Boletim analisa safra de 18,8 milhões de toneladas de soja no Paraná e preços das carnes
Próxima Adapar e Faep renovam convênio para emissão da GTA nos sindicatos rurais