Com Zucco na presidência e Salles na relatoria, Câmara instala CPI das invasões de terras


Comissão tem apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão de Agricultura da Casa

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (17) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar a origem do financiamento e apurar os envolvidos nas invasões de propriedades privadas em todo Brasil. A CPI terá como presidente o deputado Ten. Coronel Zucco (Republicanos-RS), responsável pelo requerimento de criação do colegiado. Já na relatoria está o deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente.

A composição da CPI ainda conta o deputado Kim Kataguiri (União-SP) na primeira vice-presidência, o deputado delegado Fábio Costa (PP-AL) na segunda vice-presidência e o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) na terceira vice-presidência. Todos os deputados que compõem a mesa diretora da CPI são membros da Frente Parlamentar da Agropecuária. Já compõem a Comissão, 23 deputados titulares e outros 19 suplentes, ainda faltam ser indicados quatro parlamentares para as vagas de titular e oito para a suplência.

O que falam os deputados da FPA: 

Dep. Pedro Lupion (PP-PR) – presidente da FPA “O que queremos mostrar é que o desrespeito às leis traz danos gravíssimos ao dia a dia de todos nós. Seja no preço dos produtos no supermercado ou no custo do alimento”.
Dep. Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) – presidente da CPI “Esta CPI nasce com a missão de devolver paz ao campo a partir de uma premissa básica, o cumprimento da lei e o estabelecimento da ordem”. 
Deputado Ricardo Salles (PL-SP) – relator da CPI “Vamos fazer um ambiente com o máximo de abertura, análise e questões objetivas, espero que a CPI atenda a expectativa de todos na apuração das informações”.
Deputado Kim Kataguri (União-SP) – 1º vice-presidente da CPI “Tenho como linha contribuir com esta Comissão. Toda invasão é necessariamente clandestina ou violenta e não gera posse, crime não pode gerar direito”.
Deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL) – 2º vice-presidente da CPI “Desejo que possamos chegar, efetivamente, na verdade dos fatos e esclarecer tudo que envolve esse movimento e as invasões”. 
Deputado Evair de Melo (PP-ES) – 3º vice-presidente da CPI “A nossa responsabilidade é a de trazer segurança para o campo brasileiro para que a agropecuária continue dando números importantes para a economia nacional.”
Deputado Arnaldo Jardim (CD-SP) – vice-presidente da FPA na Câmara “Nós trabalhamos pela reforma agrária, mas somos terminantemente contra invasões de terra. Temos que respeitar a propriedade rural e urbana”.
Deputado Tião Medeiros (PP-PR) – presidente da CAPADR “Nós somos extremamente favoráveis à reforma agrária, mas, de maneira alguma, invadir propriedade privada”.
Deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA)  “A instalação da CPI das invasões de terra é importante para o Brasil inteiro, para o povo, para a estabilidade e a democracia, e para o agro em especial que carrega esse país nas costas”. 
Deputada Caroline De Toni (PL-SC) “Vamos investigar quem financia, quem são os autores e a ligação do atual governo com esse movimento de terror no campo”. 
Deputado Domingos Sávio (PL-MG) “É extremamente preocupante para o Brasil, chegarmos a um ponto que seja necessário criar uma comissão de inquérito para abordar algo tão evidente. O direito à propriedade é uma cláusula pétrea da nossa constituição”. 
Deputado Capitão Alden (PL-BA)  “Precisamos trazer para a CPI a discussão de criminalizar essa conduta, e levar esse crime para o crime de terrorismo e fazer com que os produtores de fato tenham o direito de produzir em paz e com tranquilidade e ter direito a sua propriedade privada.”

 

Fonte; FPA

Anterior Com aumento de 15%, Paraná deve colher 3,1 milhões de toneladas de mandioca
Próxima Secretário de Turismo do Paraná Marcio Nunes reuniu com entidades de classe na Sociedade Rural de Maringá;