Com apoio do Estado, Ivaiporã constrói novo espaço de eventos e retoma a Expovale


O Parque de Exposições de Ivaiporã, na região do Vale do Ivaí, foi inaugurado nesta terça-feira (14) com a retomada da Expovale – Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí, que não acontecia desde 2011, quando o antigo espaço foi repassado para o Instituto Federal do Paraná. A nova estrutura foi levantada com o apoio do governo do Estado. A 19.ª edição vai se estender até domingo (19) com vários eventos técnicos e shows artísticos.

“Já está muito bonito, mas o paisagismo e a estrutura física tendem a ganhar mais musculatura para ficar cada vez mais aprazível e manter essa tradição de boas feiras”, disse o secretário de Estado e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Só em paisagismo, foram plantadas 260 araucárias no entorno do parque.

Segundo o secretário, tão importante quanto a realização da Expovale é a ocupação do espaço durante o ano todo para formação de agricultores e estudantes em um ambiente de inovação.

A primeira atividade no novo espaço foi uma reunião de representantes dos 29 municípios que compõem o Território do Vale do Ivaí, além de agricultores, estudantes e profissionais da agropecuária. Ortigara falou sobre a produção agropecuária paranaense, que está entre as melhores do Brasil e é bastante respeitada em todo mundo.

“Pelo fato de a agricultura ser o principalmente negócio do Paraná e do Brasil precisamos fazer de tudo para continuar evoluindo, com padrões mais elevados de desempenho, não descuidando do solo, da água, do jeito correto de fazer agricultura com sustentabilidade para perpetuar a capacidade de produzir sempre”, conclamou.

CAMINHOS DO IVAI – O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, reforçou a necessidade do uso contínuo das dependências do parque de exposições tanto para que os produtores mantenham contato com fornecedores quanto como centro de formação. “Queremos ser parceiros e ajudar a criar um calendário para que o agricultor aprenda o ano inteiro”, disse.

A coordenadora do Território do Vale do Ivaí e chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Ivaiporã, Vitória Montenegro Holzmann, ressaltou que os 29 municípios têm trabalhado em conjunto. “Todos os projetos são do Território, a Expovale é do Território”, acentuou.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, aproveitou para agradecer o investimento de R$ 5,4 milhões do governo do Estado para a conclusão do parque de exposições. “Ajudou a colocar o parque em pé”, afirmou. O empreendimento ocupa área total de 160 mil metros quadrados e fica às margens da PR-466 e da Estrada Ouro Verde.

Ali foi montada uma Fazendinha para demonstração de culturas agrícolas e atividades rurais, também há espaço para apresentações artísticas, eventos técnicos, leilões, barracões industriais, galpões para animais e locais de leilões, provas e julgamentos.

Na manhã desta terça-feira também foi apresentado o projeto Caminhos do Ivaí, que vai reunir caminhada, cavalgada e ciclismo, inicialmente percorrendo os municípios de Grandes Rios, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Faxinal, Ariranha do Ivaí e Lidianópolis. Nessas localidades foram mapeadas propriedades rurais e pontos para atrair turistas. Novos municípios devem se integrar ao circuito que terá a primeira largada em 27 de fevereiro de 2024.

ATIVIDADES – A 19.ª Expovale terá um conjunto de ações educativas. O objetivo é mostrar para os produtores visitantes o potencial de negócio de algumas cadeias produtivas, alternativas para agregação de valor aos produtos que tem origem na agricultura familiar e a viabilidade da atividade do turismo rural.

“O IDR-Paraná é parceiro na realização deste trabalho onde toda a equipe de profissionais do Instituto está aqui presente para atender os produtores, tirar dúvidas e ainda pegar o contato deste visitante para, na sequência, reforçar o atendimento através de visitas técnicas ou mesmo chamando para a participação em outros eventos de capacitação programados pelo próprio IDR-Paraná”, explica a gerente regional de extensão rural em Ivaiporã, Alini Taichi Machado.

O trabalho de orientação técnica será realizado através de oficinas e organização de unidades didáticas na Fazendinha. Um dos destaques é o espaço ocupado pelos profissionais do projeto Agroecologia, para explicar como o produtor pode acessar os benefícios do programa Paraná Mais Orgânico, fazer a certificação de sua produção de alimentos orgânicos e apresentar tecnologias hoje disponíveis para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

Os extensionistas do projeto Turismo Rural devem mostrar as opções turísticas do Vale do Ivaí, como o Caminhos do Ivaí, Caminho Jesus das Santas Chagas, de Ivaiporã, Propriedades com Turismo Rural da região e Caminhadas na Natureza, além de outras potencialidades e oportunidades de investimento na área como as Rotas do Queijo, da Lavanda e dos Orgânicos.

Na Fazendinha, o visitante poderá, ainda, conhecer as cultivares e materiais vegetativos de frutíferas, de café e de grãos desenvolvidas pelo IDR-Paraná, e que são excelentes opções para exploração na região; as tecnologias disponíveis para o aperfeiçoamento técnico da bovinocultura de leite, com destaque para o protocolo de manejo das bezerras, cuidados para produção de um leite com qualidade e manejo reprodutivo; alternativas para o investimento em processos de transformação dos alimentos; e o espaço do café, com abordagem para a produção de grãos com qualidade especial e apresentação do trabalho feito pelas Mulheres do Café do Vale do Ivaí.

Os técnicos do IDR-Paraná estão, ainda, na organização e coordenação do fórum de bioinsumos e dos encontros regionais de sericicultores, produtores de leite, agroecologia, mulheres rurais e piscicultura. Todos os eventos têm parceria com a prefeitura de Ivaiporã e outras instituições de representação dos produtores rurais.

PRESENÇAS – Também participaram o prefeito de Rosário de Ivaí, Pedro Taborda; os chefes dos núcleos regionais da Seab em Campo Mourão, João Ricardo Rissardo, e em Apucarana, Cristovon Videira Ripol; as gerentes da Adapar em Ivaiporã, Maria Andreola, e em Apucarana, Cecília de Aquino Ribeiro; os gerentes regionais do IDR-Paraná em Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros, e em Apucarana, Paulo Eduardo Sipoli; a coordenadora estadual de turismo rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello Freire; e o secretário de Agricultura de Ivaiporã, Carlos Cezar Barra.

Anterior NOTA OFICIAL – ENEM 2023
Próxima Adapar registra recorde no cadastro de produtos biológicos e similares