Tudo pronto para a abertura da maior Expo Umuarama da história


O evento, que é considerado um dos maiores do gênero no Sul do Brasil, seguirá até o dia 19 de março

Após seis meses de preparativos intensos, está tudo pronto para o início da 48a Expo Umuarama/21a Feira Internacional, nesta quinta-feira (9). A solenidade de abertura será às 20h, e deverá reunir centenas de convidados, entre autoridades, lideranças e associados.

O evento, que é considerado um dos maiores do gênero no Sul do Brasil, seguirá até o dia 19 de março, com expectativa de atrair 290 mil visitantes e movimentar negócios na casa dos R$ 100 milhões, de acordo com a nova estimativa divulgada esta semana pela Sociedade Rural.

São cerca de 400 expositores da pecuária, comércio, indústria e prestação de serviços, a grande maioria da própria cidade de Umuarama. Mas há também que vem de fora, implementando a oferta de novidades, que vão da gastronomia às novidades tecnológicas a serviço do campo e da cidade.

As projeções de público e negócios só poderão ser confirmadas no final da Exposição, mas em um item ela já se supera das demais: o charme. Os expositores capricharam nos estandes, mais bonitos que em edições anteriores. Destaque para o Buteko A6 Prime, com cobertura de cristal. Parte do setor de gastronomia foi coberta.

“Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência aos novos visitantes, seja nos ambientes de negócios, na programação de shows, no rodeio ou na gastronomia”, disse o presidente da Rural, Milton Gaiari. “A Expo 2023 está maior que as demais em todos os sentidos”, acrescentou.

Ainda segundo Gaiari, todos os espaços comerciais do evento foram locados a dois meses da abertura. Mesmo com uma área de 240 mil metros quadrados (10 alqueires), o parque de exposições da cidade ficou pequeno diante do interesse de tantas marcas e empresas. “Isso mostra a credibilidade da Expo Umuarama, que segue em alta a cada nova edição”.

Autoridades

Várias autoridades confirmaram presença à Expo. O governador em exercício Darci Piana é esperado na manhã desta sexta-feira (10). Ele se reunirá com prefeitos e outras lideranças da cidade e região no anfiteatro da Sociedade Rural. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro confirmou presença no próximo sábado (18), quando também manterá agenda com autoridades políticas e do agro.

Leilões

Mais de 5.000 mil animais de renomados criatórios e genética comprovada estarão disponíveis nos leilões de raças. A agenda é a seguinte: sábado (11/3), 18h, 2º Leilão Preto no Branco, de touros; domingo (12/3), 18h, Leilão do Criador, gado de corte; quinta (16/3), 19h, 7º Leilão Jovens Ruralistas; sábado (18/3), 18h, Leilão Reprodutores Nelores PO; domingo (19/3), 18h, Leilão de gado de corte especial.

Mostra da Indústria

Uma das novidades da edição de número 48 da Expo é a 1a Mostra da Indústria, que ocupa todo o pavilhão coberto. A mostra é organizada e coordenada pela Prefeitura e reúne 20 empresas do município com alto potencial de negócios.

“Desde móveis à alta tecnologia, passando por alimentos e moda, essa 1ª Mostra é apenas um resumo do que temos tanto em parques industriais quanto nos bairros. E, por determinação do prefeito Hermes Pimentel, nenhum empreendedor vai pagar para participar desse evento”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano.

Conforme o secretário, foram firmadas parcerias com o Sebrae, para a realização de mais uma etapa do Hackathon, maratona de criação e programação, onde equipes competem entre si para desenvolver soluções inovadoras para empresas.

Dois espaços especiais foram criados no pavilhão: a Arena Einstein e a Sala Tony Stark. Neles serão realizadas exposições, oficinas, workshops e aulas-show, resultados de parcerias com instituições de ensino superior como a UEM, o IFPR, a UniAlfa e a Unipar, entidades do Sistema S (Sebrae, Sesi, Senai e Senac), além de organizações como a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e instituições financeiras de crédito, como Cresol e Sicredi.

Fazendinha

Neste ano a Fazendinha ocupa uma área de 5.180 metros quadrados, com ênfase para o turismo rural. O IDR-Paraná vai divulgar atrações regionais, entre elas a Rota do Queijo Paranaense e a Rota da Lavanda. Outro destaque será a Feira de Sabores, com a participação de 20 empreendimentos familiares.

O Jardim Sensorial é mais uma novidade da Fazendinha. O espaço foi preparado especialmente para aguçar os sentidos dos visitantes. Com o auxílio de plantas e água vai ser possível direcionar a atenção para aromas, texturas e sons da natureza.

Há também o Relógio da Vida, um grande jardim em forma de mandala, dividido em doze canteiros que representam as 24 horas do dia. Cada duas horas indicam o órgão humano mais ativo naquele período. Os canteiros têm plantas medicinais relacionadas a cada órgão.

Ainda na Fazendinha será possível ver mini animais, conhecer campos de girassol, a criação de bicho da seda e uma casa histórica.

A Expo Umuarama também traz em sua programação técnica julgamentos de animais, Fórum de Desenvolvimento da Agropecuária Regional, Encontro da Mulher Trabalhadora Rural, Seminário de Avicultura, Seminário da Cultura da Mandioca, Tarde de Campo de Pecuário de Corte e Seminário de Pecuária de Leite.

Shows

A programação da maior grade de shows da história da Expo Umuarama é a seguinte: 10/3 (sexta-feira), Henrique e Juliano; 11/3 (sábado), Clayton e Romário + Guilherme e Benutto + DJ Math; 17/3 (sexta-feira), Bruno e Marrone + Hugo e Guilherme; 18/3 (sábado), Jorge e Mateus.

Rodeio

Este ano o rodeio foi dividido em duas etapas. A primeira, com talentos regionais, será na segunda e na terça (13 e 14/3), sempre a partir das 20h. A segunda etapa, com a superestrutura do circuito country nacional, acontecerá quarta e quinta (15 e 16).

Nestes quatro dias, a entrada no parque e na arena será totalmente gratuita. A final do rodeio está programada para o domingo, 19. À frente da narração na segunda etapa estarão Almir Cambra e Humberto Junior. Depois de uma pausa de 15 anos, o rodeio em cavalos volta à Expo Umuarama, com a promessa de muito gingado e muita emoção.

Fonte: Assessoria

https://umuarama.portaldacidade.com/

Anterior S.R.M. foi homenageada pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá.
Próxima COCAMAR: Cooperativa participa de Prova de Ganho de Peso na SRM