SRM sedia 1º Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais


Entre hoje e amanhã (29/30), professores, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao segmento se reúnem, no Restaurante Central do Parque de Exposições de Maringá, para discutir a difusão de conhecimentos e adoção dos alimentos funcionais na alimentação humana e animal.

Trata-se do 1º Encontro Brasileiro de Alimentos Funcionais, organizado pelo grupo de Pesquisa “Alimentos Funcionais” da Universidade Estadual de Maringá, com apoio da Sociedade Rural de Maringá, Fundação Araucária, Governo do Paraná e diversos departamentos e programas de pós-graduação da UEM.

“Em sua primeira edição, o evento tem como objetivo geral promover o debate sobre Alimentos Funcionais, visando à divulgação de pesquisas, a inovação tecnológica e o bem-estar da população”, esclarece a coordenadora do evento, professora doutora Paula Toshimi M. Pintro.

Diversas palestras e apresentações de trabalhos científicos estão previstos até amanhã. A intenção, conforme professora Paula, é aproximar todos os setores envolvidos, da academia ao mercado, que é o responsável por levar esses produtos à população.

Mas o Brasil ainda precisa avançar bastante nessa área, segundo a professora. O Japão é hoje o maior exemplo no uso desses alimentos, “uma necessidade que foi despertada devido ao envelhecimento da população”, frisa a pesquisadora, ao lembrar que os alimentos funcionais garantem bem-estar e qualidade de vida, “pois mantém o equilíbrio do organismo de acordo com suas necessidades”.

“Nós esperamos que a partir desse encontro haja uma ampliação do conhecimento e das discussões em torno do assunto para que as pessoas possam cada vez mais se conscientizar e procurar o melhor para suas vidas”, reforça Paula.

O encontro conta com palestras que tratam de inovação tecnológica, bebidas funcionais, alimentos probióticos, farinhas funcionais, os benefícios da própolis verde, alimentos funcionais no esporte, na alimentação humana e animal, incluindo da origem e aproveitamento dos produtos aos benefícios para a saúde.

Mais informações no site: https://npd.uem.br/eventos/ev/enbraf.

Anterior Seminário Regional da soja mostra que é possível diminuir uso de agrotóxico nas lavouras
Próxima Maria Iraclézia recebe prêmio do CRMV pelo trabalho como zootecnista