Emater realiza em Maringá 1º Seminário Regional da Soja


No próximo dia 10 de setembro encerra o vazio sanitário e produtores de soja de todo o Paraná devem iniciar o plantio da safra de verão. Com o objetivo de melhorar a eficiência nas lavouras, a Emater de Maringá, em conjunto com várias outras instituições, promove nesta quarta-feira (28), o 1º Seminário Regional da Soja, no Centro de Eventos Ermelindo Bolfer, do Parque de Exposição de Maringá.

O evento é voltado aos produtores, técnicos, estudantes, lideranças e profissionais do agro em geral dos 29 municípios atendidos pela regional. Dois pesquisadores da Embrapa Soja, de Londrina, vão estar presentes para abordar o controle da ferrugem asiática e dos percevejos da soja.

De acordo com o coordenador regional de grãos da Emater, Pedro Cecere Filho, existe uma preocupação grande com a Ferrugem Asiática e com percevejos na soja, pois se não forem controlados adequadamente podem trazer sérios prejuízos aos agricultores. O seminário, segundo ele, tem por objetivo informar melhor os produtores e traçar estratégias para um controle eficiente e sustentável das pragas e doenças.

“Muitas vezes, os produtores fazem aplicação de agroquímicos e não conseguem um controle eficiente das pragas e doenças, tendo um custo de produção mais alto. No seminário, vamos tratar dessa questão e apresentar propostas para o manejo adequado do plantio, de forma que possam melhorar a produtividade e a rentabilidade no cultivo”, esclarece Cecere.

Vão estar presentes para falar sobre o manejo das pragas e doenças da soja, os pesquisadores da Embrapa Soja Claudine D. Seixas e Samuel Roggia. Ela é doutora em fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa e ele doutor em  Entomologia, especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente.  Além das orientações técnicas, eles apresentarão o resultado do manejo integrado de pragas e doenças da soja no Paraná na safra 2018/2019.

O seminário começa às 13h30 com recepção e credenciamento dos participantes. Entre 14 e 14h30 haverá pronunciamento das entidades promotoras e entre 14h30 e 17, acontecem as duas palestras.

Apoiam a realização do evento, a Secretaria de Estado da Agricultura, Prefeitura de Maringá, Embrapa, Sociedade Rural de Maringá, Senar- PR, Sindicato Rural de Maringá, Sicredi, Unicesumar, Universidade Estadual de Maringá e Amusep.

 

SERVIÇO

1º Seminário Regional da Soja

Dia: 28/08/19

Local: Parque de Exposição de Maringá

Horário: 13h30 às 17h

Anterior “Queimadas na Amazônia são caso de polícia, não de produtor rural”
Próxima Seminário Regional da soja mostra que é possível diminuir uso de agrotóxico nas lavouras