Confinamento pode crescer 7% em 2019, avalia analista


Agrifatto espera que 5,3 milhões de cabeças sejam terminadas no cocho até o fim do ano

Mesmo com alta no preço dos grãos e dos animais reposição nos primeiros meses do ano, o confinamento de bovinos. De acordo com projeções da Agrifatto, a expectativa é de que 5,2 milhões a 5,3 milhões de cabeças sejam terminadas no cocho, respondendo pelo crescimento de 5% a 7% em relação ao desempenho do ano anterior, quando a consultoria estima que o confinamento foi de 5 milhões de cabeças.

A expectativa da analista de mercado Lygia Pimentel é que o crescimento da atividade seja mais forte no segundo giro, com animais entrando em confinamento em agosto e saindo entre os meses de outubro e novembro.

Durante o período, a analista prevê que o preço da arroba alcance valores recordes no mercado físico, sendo impulsionada pelo ritmo acelerado das exportações de carne bovina; a baixa oferta de gado terminado; e a potencial retomada no consumo interno, como já foi noticiado pelo Portal DBO.

“Essa reação de preços irá compensar o gasto com a reposição e fará com que as cotações no mercado futuro disparem”, prevê Lygia.

Além da reação da arroba, a analista destaca que outro fator de incentivo para a atividade no segundo semestre é a provável queda no gasto com alimentação, devido a colheita da segunda safra de milho. “Esse movimento causará uma grande pressão nos preços dos grãos e as cotações devem ceder, aliviando um pouco o bolso do confinador e permitindo que ele consiga uma boa rentabilidade”, concluiu

Anterior Maria Iraclézia fala a mulheres da Lighsweet e destaca o poder das ações
Próxima Uruguai oferece degustação de carne a empresários em Tóquio