China já compra mais carne bovina brasileira que Hong Kong, aponta Cepea


País asiático eleva demanda por conta da peste suína africana
 
Como era de se esperar, a China passou a ser o principal destino da carne brasileira bovina nos últimos dois meses, ultrapassando Hong Kong, até então maior importador, em volume, do produto nacional. Em receita, a China já estava à frente de Hong Kong desde o ano passado – os embarques para este país totalizaram US$ 1.487 em 2019, ante US$ 1.437 para Hong Kong, conforme dados publicados no Anuário DBO, com base nos números da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
 
Na avaliação dos pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), as compras chinesas irão se intensificar nos próximos meses, na esteira do surto da peste suína africana, que dizimou o rebanho de porcos do país asiático.
 
Devido à proliferação da doença, a China está elevando consideravelmente a demanda internacional por carnes (tanto a suína quanto a bovina e a de frango).
 
Ritmo forte
As exportações brasileiras de carne bovina in natura somaram, em apenas quatro dias úteis deste mês, 31,14 mil toneladas, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). A média diária de embarques está em 8,03 mil toneladas, ante 5,89 mil toneladas em setembro e 6,17 mil toneladas em outubro do ano passado.
 
“Caso esse ritmo se mantenha até o final deste mês, as vendas externas podem somar 160 mil toneladas, o que significaria um recorde”, destaca o Cepea.
 
Fonte: PORTAL DBO
Anterior Carla Rossato do Paraná é a campeã do Prêmio Mulheres do Agro em São Paulo-SP
Próxima Governo anuncia fim da Vacinação da Febre Aftosa no Paraná