Aplicativos que ajudam o agronegócio são apresentados na SRM Tech


Dois aplicativos destinados a oferecer soluções digitais para o produtor rural, elaborados por estudantes dos cursos de tecnologia e de ciências agrárias do Unicesumar, foram apresentados no último sábado, durante a SRM Tech, evento que encerrou a programação da 10ª. Agrocampo que a Sociedade Rural de Maringá (SRM) realizou durante duas semanas no parque de exposições Francisco Feio Ribeiro.

Os aplicativos “Agro Amigos” e “Reportagro” se classificaram em 1º. e 3º. lugares, respectivamente, na primeira edição do Hackathon Inova Agro, competição de programadores e inventores realizada durante a Expoingá deste ano. A maratona de 24 horas contou com 14 equipes.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, criador do Hackathon voltado para o agro e incentivador de projetos tecnológicos e startups do setor do agronegócio, participou do evento e proferiu uma palestra em que destacou que a união dos meios de produção no campo com o mundo digital é um caminho sem volta e, cada vez mais, mesmo o produtor tradicional admite que pode produzir mais, melhor e com mais conforto ao valer-se da tecnologia.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo conversou com o secretário, acadêmicos e demais presentes por telefone e enfatizou que a Sociedade Rural, como entidade representativa, está empenhada em incentivar a inovação, estimulando os jovens a empregar a curiosidade, criatividade e desejo de participar da construção de um mundo melhor para pensarem em como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo.

Iraclézia foi representada no evento pelo vice-presidente da SRM, Carlos Henrique Pinto. O presidente da Sociedade Rural Jovem, Alcides Pinto, disse que a maratona envolvendo hackers, programadores, desenvolvedores e inventores que estão nos cursos de tecnologia, Agronomia e Veterinária do Unicesumar trouxe bons resultados que em breve poderão ser vistos no agronegócio regional. Ele se mostrou confiante que outros projetos ousados surgirão nas próximas edições do Hackathon que acontecerão a cada ano da Expoingá. “Mesmo gente de áreas muito diferentes contribui para o agronegócio por meio destas competições que dão vazão ao talento criador”, disse.

O aplicativo “Agro Amigos”, vencedor do 1º. Hackthon da Expoingá, já está disponível na Play Store (Google) para o sistema Android. Ele junta informações úteis e confiáveis de diversas fontes, como previsão do tempo, cotações, condições para escoamento. Já o  “Reportagro”, terceiro classificado, possibilita ao usuário, por meio de sensores espalhados pela propriedade rural, receber informações sobre umidade do solo, intensidade da luz, temperatura ambiente, velocidade dos ventos e outros dados importantes para um bom resultado do plantio.

Anterior Sociedade Rural realiza Natal Solidário terça, dia 4
Próxima Estudantes criam aplicativos para ajudar o produtor rural