SRM faz ação para lembrar Dia do Idoso


Como forma de lembrar o Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro, a Sociedade Rural de Maringá realiza uma ação de responsabilidade social voltada a atender mais de 500 idosos, nesta terça-feira à tarde, no Parque de Exposições de Maringá.

Trata-se de um projeto que tem por finalidade tanto homenagear quanto lembrar sobre a necessidade de proteger e cuidar da população mais velha do município.

O Dia do Idoso foi instituído no Brasil com a entrada em vigor do Estatuto do Idoso, em outubro de 2003. A data se tornou fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliar as atitudes da sociedade em relação aos idosos, que hoje representam 13% da população brasileira, devendo dobrar nas próximas décadas segundo o IBGE.

 O evento, no Parque de Exposição, contará com ações recreativas e orientações na área da saúde, que serão promovidas por cursos da Unicesumar. Os idosos poderão aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, receber orientações sobre uso de medicamentos e participar de roda de conversa com psicólogos.

A ação, que envolve a diretoria executiva e SRM-Mulher, é parte dos trabalhos sociais estendidos pela entidade à comunidade como forma de contribuir para um desenvolvimento mais justo e igualitário.

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da SRM, lembra que com a tendência da inversão da pirâmide de natalidade, é imprescindível a organização da sociedade civil para atender de forma específica os idosos. “Espaços para trazer à tona assuntos sobre o envelhecimento contribuem para movimentos proativos, fazendo com que as pessoas possam repensar seus conceitos e compartilhar informações”, diz ela.

Idosos no Brasil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, a população de idosos no País saltou 19,5%, de 25,4 milhões para mais de 30,2 milhões de pessoas. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais nos albergues públicos cresceu 33%, de 45,8 mil para 60,8 mil.

Os direitos dos idosos no Brasil estabelecem em linhas gerais, a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Anterior V Simpapasto
Próxima SRM apresenta logo e tema da Expoingá 2020