Secretário da Agricultura participa sábado do SRM Tech, na Sociedade Rural


Evento de tecnologia vai contar com palestra e lançamento de aplicativo para o agro

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, George Hiraiwa, participa neste sábado (dia 1) do SRM Tech, na Sociedade Rural de Maringá, evento que faz parte da programação da 10ª Agrocampo. Idealizador do primeiro hackathon do Brasil voltado ao agronegócio, ele vai falar sobre o uso de tecnologias no campo e, em seguida, haverá o lançamento e apresentação de protótipo de aplicativos desenvolvidos durante o 1º Hackathon Inova Agro, realizado este ano na Expoingá. A programação começa às 9h45 e se estende até às 11h10, na Casa do Cavalo, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

O SRM Tech é um programa de pré-aceleração para desenvolvimento de negócios digitais na cadeia do agronegócio, desenvolvido pela Sociedade Rural de Maringá. A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, diz que a agricultura e a pecuária usam cada vez mais tecnologia para melhorar o desempenho das atividades, e o “nosso papel, enquanto entidade representativa, tem sido incentivar a inovação, estimulando também os jovens que estão nos bancos universitários a pensarem em tecnologias que contribuam com o desenvolvimento do setor”.

Foi com esse objetivo que a SRM realizou este ano o 1º Hackathon Inova Agro na Expoingá, maratona de hackers, programadores e desenvolvedores, voltados a desenvolver soluções tecnológicas para o agronegócio, do qual resultou o aplicativo “Agro Amigos”, que será lançado neste sábado no SRM Tech. Além deste, um protótipo de aplicativo, chamado “Reportagro” será apresentado ao público participante do evento.

Os aplicativos

Criado pela equipe vencedora do Hackathon Inova Agro, o aplicativo “Agro Amigos” é uma plataforma digital com capacidade para agregar outras plataformas já existentes para uma gestão mais eficiente das atividades operacionais no campo. O estudante de engenharia de software Felipe Gerolomo de Oliveira é um dos desenvolvedores, ao lado de quatro colegas da faculdade. Ele explica que o aplicativo vai estar disponível no sistema Android e poderá ser baixado do Play Store gratuitamente, a partir deste sábado. Nessa plataforma, o produtor vai encontrar cotações de mais de quarenta produtos, informações do tempo e notícias do agronegócio.

Já o Reportagro, desenvolvido pela equipe que conquistou o terceiro lugar no Hackathon, está em fase de desenvolvimento. Por meio de sensores instalados nas áreas rurais, o software será capaz de captar informações sobre a umidade do solo, intensidade da luz e temperatura ambiente, ajudando o produtor na tomada de decisões. Thiago Bussola da Silva, integrante da equipe, diz que o recurso pode ser útil principalmente para a horticultura, onde o produtor precisa monitorar com mais precisão todas as condições da área para obter o melhor resultado no seu produto.

SERVIÇO

O que: SRM Tech

Dia: 01/12 (sábado)

Horário: 9h45

Onde: Casa do Cavalo, Parque de Exposições de Maringá

Anterior ACIM - Zootecnista Maria Iraclézia Araújo será homenageada com o Prêmio ACIM Mulher.
Próxima Gado de corte é assunto na Agrocampo