Prefeitura e empresas de Maringá participam de seminário internacional de negócios


Maringá é uma das dez cidades espalhadas pelo mundo que participam do seminário internacional ancorado por Dongguan, na China. O evento virtual funciona como uma espécie de networking entre instituições públicas, ambientes econômicos e empresas. O objetivo é o estabelecimento de parcerias envolvendo novos negócios e cooperação econômica.
Encarada como oportunidade única para o estreitamento de relações de negócios e relações governamentais no exterior visando fortalecer as relações econômicas entre cidades, o seminário é também um mecanismo fundamental para empresas em processo de internacionalização por meio do chamado business matching (encontros para parcerias de negócios).
O seminário ocorrerá entre 9h e 11h30 da próxima sexta-feira, 30, com transmissão ao vivo via Plataforma Zoom, na sede da DB1 Group. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, confirmou presença e vai apresentar todo o potencial econômico, empreendedor, cooperativo, colaborativo e turístico do município.
“Estamos trabalhando para que Maringá seja uma cidade Classe Mundial. Criamos projetos com o objetivo de aumentar o número de empresas ativas no mercado internacional. Empresas dos setores Agronegócios, Tecnologia Digital, Confecção e moda possuem grande potencial ou já se destacam e exportam produtos e serviços para o mercado exterior” explica o prefeito.
Em função das regras do evento, a Prefeitura de Maringá convidou algumas empresas para este primeiro seminário internacional. Esta prática, no entanto, deverá ser recorrente, com ações visando conectar cidade e empresas de todas as partes do mundo. No evento de sexta, participarão a própria DB1, a GTFoods e a Cocamar. Com apoio institucional, estarão presentes representantes da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e da Sociedade Rural de Maringá.
“Temos um ambiente econômico forte que precisa se internacionalizar rapidamente. A prefeitura assumiu a tarefa de fortalecer as relações com cidades e empresas de todo o mundo, propiciando as condições para a internacionalização das empresas locais”, explica o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, responsável pela abertura do diálogo inicial com as cidades participantes.
Ele comenta que os eventos de Bussiness Matching, prática comum nos Estados Unidos, Ásia e Europa, possibilitará ao município divulgar o seu potencial econômico para atrair novos negócios.
“A Acim nos fortalece como entidade que representa a organização e capacidade dos setores comercial e empresarial da cidade. Já a Sociedade Rural de Maringá terá oportunidade única para ?vender? a Expoingá, que hoje figura entre as dez maiores feiras e exposições agropecuárias do País”, completa Cordiolli.
MARINGÁ NO MAPA-MÚNDI – Além de Maringá, o município de Campinas é o outro representante brasileiro no seminário internacional desta sexta, que também contará com a participação de agentes públicos e empresários das seguintes cidades: Asan (Coréia do Sul), Holon (Israel), Wuppertal (Alemanha), Tijuana (México), Hartford (Estados Unidos), Ha?apai (Tonga), Pancevo (Sérvia) e Barcelos (Portugal), além da própria Dongguan (China).
Cidade da República Popular da China situada na província de Cantão (Guangdong), Dongguan iniciou diálogo com a Prefeitura de Maringá na atual gestão, por meio das iniciativas da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, que vem atuando em uma frente que busca a internacionalização do município e o alcance do nome de Maringá como Cidade Classe Mundial.
“Essa rede de intercâmbio entre cidades e ambientes econômicos visa a promoção de investimentos, negócios e parcerias empresariais, promovendo o compartilhamento de ideias e impulsionando a internacionalização de negócios. Maringá já iniciou este processo, com total inclinação para as parcerias que envolvam a administração pública e os empreendimentos sustentáveis, inteligentes e promissores que existem por aqui”, finaliza o secretário de Inovação.
EXPODUBAI – As empresas e cidades participantes também serão convidadas para um kick off com a prefeitura e as empresas de Maringá, na ExpoDubai 2021. Também na cidade, entre 10 e 17 de outubro, ocorrerá o Maringá Space for Business Experiences, seguindo a linha de internacionalização da “marca” Maringá.
Fonte: PMM
Anterior Dia do Agricultor
Próxima Congresso Brasileiro do Agronegócio 2021 analisa o potencial do mercado de carbono verde no país