Ministra pede apoio dos estados na implementação das tecnologias sustentáveis do ABC+


Em videoconferência com secretários estaduais, ela destacou a importância do engajamento dos estados para que a implementação aconteça de forma mais rápida

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu nesta quarta-feira (27) apoio aos secretários estaduais de agricultura para a implantação das técnicas previstas no Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+. Em videoconferência com os representantes das 27 unidades da federação, ela destacou a importância do engajamento dos estados para que a implementação aconteça de forma mais rápida.

“Estamos falando com quem terá o comando nos estados para fazer que essa política seja muito bem sucedida e que possa trazer frutos para seus estados, para o Brasil e para o mundo”, disse a ministra aos secretários, colocando o Mapa à disposição dos estados na implementação das tecnologias do ABC+.

Entre as metas do ABC+ até 2030 estão a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 72 milhões de hectares de áreas degradadas e a mitigação de 1,1 bilhão de toneladas de CO² equivalente, superando o recorde alcançado pela fase anterior do plano ABC.

Tereza Cristina lembrou que o mundo todo tem essa preocupação com as mudanças climáticas e com a agricultura sustentável. “A agricultura tem que ser parte da solução e não um problema para esse tema das emissões. Temos muita tecnologia embarcada para fazer com que a nossa agricultura, principalmente a brasileira, seja cada vez mais sustentável”, lembrando que o tema será debatido durante a COP 26, em Glasgow.

A  coordenadora-geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável do Mapa, Fabiana Villa Alves, apresentou as principais metas e tecnologias previstas no ABC+ e ressaltou que, apesar de ambiciosas, as metas são factíveis. “Precisamos da ajuda dos estados para a implementação do Plano de acordo com os biomas locais”, disse.

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e secretário da Paraíba, Efraim Morais, disse que é responsabilidade de todos os estados colaborar na implantação do ABC+. “Esse assunto será pauta constante das reuniões do Conselho. Nós temos consciência da importância das ações que estão incorporadas ao Plano para a sustentabilidade do agronegócio  brasileiro”.

Informações à Imprensa
imprensa@agricultura.gov.br

Anterior Inova Agro
Próxima Paraná investe em programas para tornar o setor agropecuário cada vez mais sustentável