Mapa aponta os caminhos para a Rota do Queijo Paranaense


Agora vai ficar mais fácil conhecer o novo roteiro turístico do Paraná. Nesta quarta-feira (09) foi lançado o mapa, dividido por região, com informações e locais de todas as 29 propriedades que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense. O lançamento aconteceu durante a ExpoBel – feira multisetorial em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.

Iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Rota do Queijo Paranaense foi lançada no final do ano passado e tem a intenção de incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que acompanhou o lançamento, a Rota do Queijo é um arranjo mercadológico que fortalece o produto paranaense e que, a partir de agora, ganha uma organização e visão de mercado ainda melhor. “Este conjunto de forças, graças à união entre setores do Governo e Prefeituras, ganha um contorno com estratégias corretas para estimular o crescimento da produção e, através do queijo, agregar valor ao leite e transformá-lo em mais uma cadeia vitoriosa no mercado” reforça Ortigara.

Natalino Avance de Souza, presidente do IDR-Paraná, fez questão de destacar a importância de se pensar em densidade de renda para criar uma agricultura mais rica e sustentável. “É isso que estamos discutindo aqui. A geração de renda, a qualidade de vida do agricultor, a manutenção do homem no campo e isso só é possível com o alinhamento de pessoal. O IDR-Paraná, sozinho, não faz a diferença, mas com estas iniciativas temos uma forma diferente de pensar o Rural” afirma.

Agora vai ficar mais fácil conhecer o novo roteiro turístico do Paraná. Nesta quarta-feira (09) foi lançado o mapa, dividido por região, com informações e locais de todas as 29 propriedades que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense. O lançamento aconteceu durante a ExpoBel – feira multisetorial em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.

Iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Rota do Queijo Paranaense foi lançada no final do ano passado e tem a intenção de incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que acompanhou o lançamento, a Rota do Queijo é um arranjo mercadológico que fortalece o produto paranaense e que, a partir de agora, ganha uma organização e visão de mercado ainda melhor. “Este conjunto de forças, graças à união entre setores do Governo e Prefeituras, ganha um contorno com estratégias corretas para estimular o crescimento da produção e, através do queijo, agregar valor ao leite e transformá-lo em mais uma cadeia vitoriosa no mercado” reforça Ortigara.

Natalino Avance de Souza, presidente do IDR-Paraná, fez questão de destacar a importância de se pensar em densidade de renda para criar uma agricultura mais rica e sustentável. “É isso que estamos discutindo aqui. A geração de renda, a qualidade de vida do agricultor, a manutenção do homem no campo e isso só é possível com o alinhamento de pessoal. O IDR-Paraná, sozinho, não faz a diferença, mas com estas iniciativas temos uma forma diferente de pensar o Rural” afirma.

Queijaria Vidalat – Francisco Beltrão – A produção começou em 1970 para ajudar no sustento da família. A ideia inicial era agregar uma renda extra.

Em 1990 foi uma das primeiras agroindústrias da cidade a conseguir certificado de inspeção municipal. Desde então a produção é focada no queijo colonial, tradicional da cultura regional. Em 2019 ganhou medalha de bronze no concurso Prêmio Queijo Brasil. E, em 2020, foi a primeira queijaria do município com certificação Susaf-PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná).

Agora com o foco no Turismo Rural, ao participarem da Rota do Queijo, os proprietários pretendem divulgar ainda mais a marca e a qualidade do produto, além de valorizar os queijos coloniais do Sudoeste do Paraná. Em novembro lançaram, além dos queijos coloniais, o segundo produto da marca: o queijo colonial temperado ao vinho, e já estão testando o terceiro que é o colonial maturado.

Queijaria Martinazzo – Itapejara do Oeste – Em 1990 a proprietária Roseli Martinazzo começou a fazer queijos coloniais, cuja receita tinha aprendido com a sogra, para vender na vizinhança e para os amigos. A procura foi aumentando e construiu a queijaria. Em 2018 conseguiu a certificação para aumentar as vendas e comercializar nos mercados da região. O produto foi aprovado e as vendas cresceram.

O queijo já foi premiado em Curitiba e em Florianópolis, com medalha de ouro no concurso Queijo Brasil. Um dos segredos é estar sempre de olho no manual de boas práticas. A queijaria preza pela sanidade dos animais. E também segue à risca as práticas de higiene e alimentação dos animais para garantir a qualidade do produto.

Participaram do lançamento, além do presidente do IDR-Paraná e do secretário da Agricultura, o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, a chefe do núcleo regional da Seab de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk, a chefe do núcleo regional de Pato Branco, Leunira Tesser, e lideranças da região

Além do mapa, foi lançado o material publicitário do roteiro com informações como endereço, contato e queijos produzidos em cada propriedade.

Fonte; SEAB – PARANÁ

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