Lideranças do agronegócio se reúnem com ex-governador do MS, neste sábado em Maringá


Iniciativa visa debater e reforçar a integração econômica entre o Paraná e o estado vizinho

O ex-governador do Mato Grosso do Sul André Puccinelli vai estar em Maringá, neste sábado, para se reunir com lideranças do agronegócio da região e discutir maneiras de incrementar a integração econômica entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A iniciativa do encontro parte de agropecuaristas que possuem negócios nos dois estados e veem a necessidade de melhorar a ligação que já existe entre ambos.

A reunião está marcada para começar às 10 horas, no auditório Luiz Antônio Penha, da Sociedade Rural de Maringá, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Vão estar presentes, além de agropecuaristas, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e algumas lideranças políticas, como os deputados federais Ricardo Barros e Luiz Nishimori.  O prefeito Ulisses Maia e o vice Edson Scabora também confirmaram presença.

A intenção das lideranças do agro é apresentar a Puccinelli (MDB), que concorre novamente ao Governo do Estado este ano, pontos que gostariam que ele trabalhasse, caso eleito governador. Por exemplo, a construção da ponte sobre o rio Paraná, na altura do Porto São José, que embora já tenha a obra autorizada, depende ainda da ligação asfáltica pelo lado do MS.

Outra obra defendida, segundo aponta o agropecuarista maringaense Raymundo do Prado Vermelho, que possui propriedades no Mato Grosso do Sul e faz parte do grupo responsável por promover o encontro em Maringá, é a ligação ferroviária entre o município de Cascavel (PR) e Maracaju (MS) – importante polo agrícola naquele estado -, promovendo o escoamento da safra pelo Porto de Paranaguá.

Conforme Prado Vermelho, a integração entre os dois estados já é bastante grande, mas pode ser incrementada se forem tomadas medidas que melhorem o desenvolvimento dos dois lados. Ele citou como exemplo o Estado de São Paulo que, segundo destacou, está bem à frente do Paraná na ligação com o MS. “O nosso esforço hoje é no sentido de integrar e incrementar as atividades do agro entre o Paraná e o MS. É um desenvolvimento que será bom para todos”, concluiu.

Puccinelli será acompanhado na visita a Maringá por lideranças do seu Estado, como o ex-senador Waldemir Moka (MDB), que ocupou o cargo entre 2011 e 2019 e o empresário e agropecuarista sul-mato-grossense Jaime Valer.

Foto: Facebook Pessoal

 

Anterior Produtor paranaense assume presidência interina da Aprosoja Brasil
Próxima Aplicativo Paraná Agro facilita acesso a dados da agropecuária paranaense