Ipplam apresenta projetos urbanos na SRM


A Sociedade Rural de Maringá recebeu ontem (10) o presidente e a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), da Prefeitura de Maringá, Edson Cardoso e Fernanda Maróstica. Eles estiveram presentes na entidade para apresentar a sócios e diretores, projetos desenvolvidos pela prefeitura, como do Eixo Monumental, o Meu Campinho e a reforma de praças e avenidas, dando seguimento ao plano de levar esclarecimentos a diversos segmentos da sociedade organizada.

Sobre o Eixo Monumental, Cardoso explicou que a obra envolve área de 169 mil m² e alcança quase 2 km de extensão, entre a catedral Nossa Senhora da Glória e a Vila Olímpica. O Investimento previsto é de R$ 50 milhões e a licitação deve ser realizada até final do ano.

A execução será dividida em sete etapas: praça da Catedral, praça Renato Celidônio, avenida Getúlio Vargas, praça Raposo Tavares, Novo Centro, travessa Jorge Amado e Vila Olímpica. A praça Raposo Tavares, em função do terminal urbano, deve ser a primeira obra. O projeto valoriza pessoas, natureza, lazer e mobilidade, o que inclui via para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ciclovia.

Edson Cardoso detalhou também o Plano Diretor, lembrando sobre sua revisão a cada 10 anos, conforme determina o Estatuto das Cidades. O plano define diretrizes para a ocupação do espaço urbano de forma sustentável e planejada. O novo plano deve ser concluído no começo de 2020. A formatação do plano tem sido amplamente debatida com a sociedade.

Os projetos da reforma das praças estão prontos e em fase de licitação. Entre as praças estão a Farroupilha, Emiliano Perneta (da igreja São José), Rocha Pombo, de Todos os Santos, Divino Espírito Santo, Salgado Filho, José Bonifácio, Souza Naves, Napoleão Moreira da Silva e outras quatro ainda em fase de projeto. Já o Meu Campinho são 19 unidades esse ano e mais 11 em 2020 somando 30 centros de lazer nos bairros.

Para a presidente da sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, o momento foi valioso para que membros da entidade pudessem de inteirar e tirar dúvidas sobre alguns dos projetos  em andamento, especialmente  do Eixo Monumental, que vai reestruturar uma importante área central da cidade. “Nós agradecemos ao presidente e diretora do Ipplam pela oportunidade e esclarecimentos.”

 
Fonte: PMM
Anterior Ministro diz que Brasil preservou 84% da Amazônia por esforço próprio
Próxima Começa no Parque de Exposição a 22ª Feira de Imóveis de Maringá