InspiraSpace: UniCesumar cria espaço inovador de aprendizagem e integração


Inédito em instituições de ensino do Brasil, projeto é destinado à transformação da rotina de professores e alunos; inaugurado neste dia 5 de fevereiro.

Há um crescente movimento para que as estratégias educacionais sejam adaptadas, a fim de acompanhar o cenário contemporâneo. Algumas tendências para 2020 englobaram desde o investimento em inteligência artificial até a reestruturação dos espaços físicos. Partindo dessa visão, a UniCesumar criou o InspiraSpace, um espaço dedicado a professores e alunos para promover aprendizado, integração e reflexão. A inauguração do projeto, inovador em instituições de ensino do Brasil.

O InspiraSpace é uma das iniciativas realizadas pela Pró-reitoria Executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, que busca exaltar a experiência dos alunos como um fator determinante para o aprendizado bem-sucedido, além de propor novas experiências profissionais aos docentes. Baseado em uma sala dos professores e estabelecendo-os como atores de transformação educacional, o projeto foi desenvolvido para viabilizar a exploração, construção e experimentação por meio do aprendizado coletivo.

Para o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho a educação precisa ser inovadora. “Esse projeto faz parte da busca constante que a UniCesumar tem por inovação. Nos inspiramos nas principais universidades do mundo para proporcionar aos nossos professores e alunos oportunidades de ter uma educação disruptiva, colaborativa e transformadora”, salienta.

Para atingir o resultado esperado, a criação do InspiraSpace foi idealizada a partir de uma série de conceitos. Um deles é o Cultura Maker, uma metodologia que propõe o aprendizado por meio da atividade, estimulando alunos e professores a colocarem a “mão na massa”. Além disso, o InspiraSpace também engloba métodos de aprendizagem colaborativa e criativa, formação continuada dos professores, psicologia ambiental e o uso de tecnologia para potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

Segundo a head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, além de oferecer um ambiente mais belo e acolhedor, o ponto alto do InspiraSpace é a oportunidade de capacitar os professores para o futuro – que já está aqui. “A educação está mudando, mostrando que é possível aprender em novos espaços e exige do professor utilização de diferentes recursos que vão além da sala de aula tradicional. A ideia é instrumentalizar professores, propondo uma rotina de formação permanente focada nas suas necessidades prioritárias e de maneira rápida.”

“A gente tem focado muito na formação docente”, diz a gerente de Gestão Acadêmica da UniCesumar, Vanessa Mochi. “Nem todas as instituições trabalham com uma capacitação específica para formar os professores. Nós queremos mudar a rotina deles, propondo novas estratégias como a colaboração e a gestão de pessoas.”

PROFESSOR MEDIADOR

Com o InspiraSpace, a proposta é uma quebra de paradigma. “A ideia é que o professor incorpore a cultura do livelong learning e seja protagonista do seu próprio aprendizado. Já na sala de aula, ele deve ser mediador do aprendizado do aluno. Precisamos formar o professor para fazer a mudança acontecer, pois a transformação só acontece quando transformamos o educador”, ressaltou Karina Tomelin.

ESPAÇOS INSPIRADORES

Além de contemplar conceitos educacionais de inovação, os espaços que integram o InspiraSpace foram idealizados com base nos quatro pilares da UniCesumar: profissional, intelectual, emocional e espiritual.

No âmbito profissional, a proposta é que o espaço propicie colaboração e conhecimento entre os professores. Para isso, eles poderão utilizar os Quiosques de Tecnologia Educacional, com recursos como, quadro de ideias e acesso às plataformas da Google, da Microsoft e aplicativos variados. Já para estimular o aspecto intelectual, foram instalados totens de metodologias e aparelhos de TV, com a expectativa de que os docentes estejam sempre antenados no que acontece ao redor do mundo.

A convivência é um aspecto a ser destacado no InspiraSpace. Por isso, em concordância com o pilar emocional, o espaço dispõe de café, jogos e mesas de reunião para que os professores possam interagir e compartilhar experiências com seus pares. O InspiraSpace também possui livros e espaços dedicados a momentos de reflexão, concentração e relaxamento, contemplando o pilar espiritual.

Outras finalidades do espaço são sediar cursos de curta duração e ser utilizado como estúdio de gravação.

DESIGN THINKING PARA ALUNOS

O InspiraSpace também tem espaços dedicados aos alunos, que foram desenvolvidos com base no conceito de Design Thinking. “Nós queremos aproximar os acadêmicos da prática profissional real. Hoje, unindo a Cultura Maker ao Design Thinking, é possível estabelecer uma problemática para que o aluno se coloque no lugar de quem está sofrendo aquele problema para desenvolver a abordagem. Esse processo consiste em observar o problema, definir estratégica, idear a solução do problema, criar o protótipo e iniciar a implantação”, explica Vanessa Mochi.

Um desses espaços é a Sala Gravidade Zero, composta por carteiras modulares que podem ser dispostas de diferentes maneiras, respondendo à necessidade do momento. A Sala Chuva de Meteoros, também chamada de Sala de Ideação, é destinada a momentos em que o objetivo seja liberar o processo criativo. Para isso, são utilizadas estratégias visuais que sintetizam as ideias de maneira lúdica e colaborativa.

O espaço vai desde a Sala de Decolagem, que é dedicada ao momento de prototipagem das ideias, à Sala Via Láctea, idealizada para que os alunos possam ter momentos de descontração e aliviem o stress. Os alunos também poderão utilizar as salas Isaac Newton e Nicolau Copérnico para encontros colaborativos.

“Estes espaços vão permitir ao aluno da UniCesumar desenvolver habilidades para o profissional do futuro como criatividade, colaboração e resolução de problemas”, ressaltou a head de Formação Docente e Apoio Discente, Karina Tomelin.

Fonte: Unicesumar

Anterior Diretores da SRM visitam o Show Rural Coopavel nesta quarta-feira (05/02)
Próxima Abiec destaca balanço positivo das exportações de carne em janeiro