Inovação no agronegócio é destaque em evento em Guarapuava


Investimento em tecnologia e inovação são as chaves para o desenvolvimento da agricultura. O tema foi destaque na abertura da 19.ª edição do Wintershow, o maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil, na tarde desta terça-feira (18) em Guarapuava, que contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Organizado pela cooperativa Agrária, o evento investiu na apresentação de novidades e soluções na produção da cevada e do trigo, matérias-primas essenciais para as indústrias da Cooperativa. A programação segue até 20 de outubro.

Ortigara disse que não há setor com potencial competitivo tão alto quanto o agro paranaense, e que o governo tem o compromisso de impulsionar as novidades tecnológicas, investindo em mais infraestrutura e conectividade. “Vivemos um momento único de  inovação, de reunião de propósitos para fazer a diferença. Já temos qualidade e sanidade reconhecidas”, afirmou. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou o impulso econômico que o cooperativismo gera para a cidade e para todo o Paraná.

CENÁRIO – Historicamente, o Paraná lidera a produção de cereais de inverno no Brasil. Aproximadamente 60% da produção nacional de cevada e 50% da produção nacional de trigo se concentram no Estado.

Novos empreendimentos, como a Maltaria Campos Gerais, com sede em Ponta Grossa, que tem inauguração prevista para 2023, além dos investimentos das cooperativas, tendem a ampliar a área de plantio destinada a esses produtos no Paraná. A maltaria é fruto da intercooperação entre Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia.

Também participaram do evento o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, e o diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Manoel Azevedo, além de chefes regionais e técnicos do Sistema Estadual de Agricultura.

EVENTO – O WinterShow 2022 é promovido pela Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – FAPA em parceria com o SEBRAE. Entre os dias 18 e 20 de outubro, o público terá contato com 126 expositores que oferecerão soluções para o agronegócio.

Além das grandes empresas do ramo, em 2022 o WinterShow abriu espaço para participação de 30 startups, que vão apresentar suas soluções inovadoras para o agro. Durante os três dias, o pavilhão do Centro de Eventos Agrária receberá atividades comandas pelo Sebrae, como as arenas de Hackathon, Dev Agro e Maker Lab. No dia 19 de outubro, segundo dia do WinterShow 2022, destaque para as arenas Agrotech. A participação no WinterShow 2022 é gratuita.

Anterior Centro de Tecnologia da UEM debate ambiente de inovação com atores do ecossistema
Próxima Exportações do agronegócio em setembro chegam a US$ 13,9 bilhões, com aumento de 38,4%