Funrural: recolhimento por folha de pagamento é regulamentado


Medida atende a demanda dos produtores, que antes só podiam contribuir por meio da receita bruta

A Instrução Normativa 1.867/19, que regulamenta a opção do recolhimento do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) por meio da folha de pagamento, foi publicada nesta segunda-feira, 28 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU). “A partir de hoje, o produtor rural que desejar recolher a contribuição por meio da folha de pagamento já poderá fazê-lo”, explica a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em nota.

De acordo com a entidade, a nova legislação garantiu ao produtor a opção de contribuir pela folha de pagamento (quadro de funcionários) e não somente pela comercialização (receita bruta), como acontecia antes. “Desde o início do ano, produtores rurais relataram à FPA sobre as dificuldades no recolhimento referente ao Funrural. A categoria alegava que a Receita Federal não havia normatizado a nova forma de contribuição, garantida na Lei 13.606/2018 e sancionada em janeiro de 2018. A primeira parcela deverá ser paga até o dia 20 de fevereiro”, explica.

Conforme o presidente eleito da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), o produtor, até a última semana, ainda não podia escolher o recolhimento pela folha de pagamento por falta de normativa da Receita Federal. “Há falta de esclarecimento e isso causa insegurança jurídica. Mas achamos uma solução rápida”, destaca o presidente.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Anterior Produtores ainda acreditam na chuva contra quebras da soja
Próxima 31º Show Rural Coopavel será de 4 a 8 de fevereiro de 2019