Estacionamentos nos quintais movem a economia fora dos muros da Expoingá


Os negócios da Expoingá ultrapassam os muros e aquecem a economia em todas as ruas no entorno do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro a ponto de muitos vizinhos estarem tão ocupados que sequer conseguem visitar a Feira por alguns instantes. Quando chega a Expoingá, os vizinhos tiram seus carros da garagem e abrem os portões para quem procura estacionamento e ao final da Feira fazem um pé de meia que pode equivaler a alguns meses de trabalho em um emprego comum.

São muitas as casas que transformam seus quintais em estacionamentos e alguns chegam a guardar até 20 carros na mesma noite para que seus proprietários possam se divertir nas barracas, estandes, brinquedos do parque de diversões, restaurantes e shows da Expoingá com a tranquilidade de saber que seus carros estão em ambiente seguro.

Funcionando como empresa

Mas, se por um lado isto traz segurança e tranquilidade aos proprietários de veículos, por outro é a chance de pessoas ganharem um dinheirinho extra. A operadora de telemarketing Maria de Souza já tem 15 Expoingás em seu currículo. Seriam 17 se não fosse a pandemia de covid-19.

“Não tenho vergonha de dizer que espero com ansiedade a chegada da Expoingá“, diz ela, “pois é a chance de eu levantar um dinheirinho para melhorar minha casa ou comprar algum objeto que a família precisa”.

Sem marido, Maria criou a filha Karina Vitória e o filho Jhonathan “fazendo” estacionamento, primeiro em uma praça aos fundos do parque, depois em um terreno vazio na Rua Haiti, bem próximo ao portão de veículos.

Isto lhe resultou em problemas com o Conselho Tutelar. Sem ter com quem deixar as crianças, ela as levava para o serviço até que alguém a denunciou ao Conselho Tutelar, lhe rendendo muitas dores de cabeça.

O Estacionamento Souza, ou Estacionamento da Maria, funciona como empresa. Tem placa com o nome, cones de plástico no portão, iluminação, privada e a equipe trabalha uniformizada, envergando no peito o logotipo “Estacionamento Souza”. E tem até um vigia no período noturno.

No terreno, que aluga todos os anos alguns dias antes da Expoingá, ela consegue guardar até 20 carros. Para carros populares o preço é R$ 30, as caminhonetes e SUVs, que ocupam mais espaço, é R$ 35.

Anterior Presidente Bolsonaro visita a 48ª Expoingá e anuncia recursos para Maringá
Próxima A XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico