Em audiência do Senado, Estado defende parceria para inovação e tecnologia no agronegócio


O Estado do Paraná, por meio do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, defendeu uma maior integração de entidades públicas e privadas para que inovações e tecnologias mais modernas cheguem com rapidez e eficácia ao setor agropecuário. Ele foi um dos participantes do Ciclo de Debates e Palestras da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. A reunião fez parte da programação desta quinta-feira (10) no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

O evento debateu a importância das feiras tecnológicas na facilitação do acesso dos produtores rurais e equipamentos e técnicas que auxiliam no aumento da produtividade e produção de alimentos. “É de grande valor a presença do Senado Federal no Show Rural, um evento de tecnologia para o agro, para mostrar a capacidade de se produzir conhecimento e inovação”, disse Ortigara.

Ao defender a integração de resultados das instituições que trabalham em prol da agricultura, o secretário reforçou que o Paraná pode se tornar ainda mais relevantes no mundo do alimento,. “O caminho é a partir da sustentação de um sistema de pesquisa que permita mais parcerias, acesso ao conhecimento, qualidade e produtividade”, afirmou.

Também se discutiu o Projeto de Lei (PL) 6417/2019, que moderniza o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária (SNPA) e tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Lideranças do setor agrícola pediram maior investimento em pesquisa e aproximação entre órgãos públicos e privados. Segundo o senador Acir Gurgacz, relator da proposta, o texto deve ir à votação ainda no primeiro semestre de 2022. “O objetivo é fazer a tecnologia chegar na ponta, torná-la mais acessível aos agricultores”, disse.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Parana), Natalino Avance de Souza, é fundamental que o debate promovido pelo Senado se efetive na prática. “O Paraná pratica hoje, sem dúvida, a melhor agricultura do País. E isso só foi alcançado graças à contribuição histórica, tanto da pesquisa quanto da assistência técnica oficial, e do arranjo organizacional que se fez no Estado com as melhores cooperativas do Brasil. Queremos continuar essa trajetória de contribuições.”

PARCERIA – Para a diretora de Pesquisa do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino, a cooperação entre órgãos públicos e privados de pesquisa pode gerar mais avanço no conhecimento científico, promovendo a competitividade e a sustentabilidade. Cirino destacou que o Instituto é parceiro na criação de um ambiente de inovação para o agronegócio, com base na Lei Estadual de Inovação. “É importante que a gestão desse Sistema Nacional seja aberta, que todos possam trazer sua contribuição. Não se faz pesquisa sem recursos. É preciso reestruturar instituições de ensino e de pesquisa, para continuarmos sendo protagonistas de uma agricultura sustentável”, afirmou.

EVENTO – Os participantes do debate aproveitaram para pedir agilidade nas discussões sobre crises emergenciais como estiagens prolongadas e sobre a interrupção temporária nas contratações de financiamentos do Plano Safra, anunciada pelo Ministério da Agricultura na segunda-feira (07).

O debate no Show Rural foi o primeiro evento da Comissão em 2022, numa retomada das audiências públicas após cerca de dois anos de interrupção pela pandemia de coronavírus. Também participaram da mesa o senador Álvaro Dias, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o presidente do Sistema Ocepar, José Ricken, o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Fonte e Foto: SEAB

Anterior Contratações totais do crédito rural somam R$ 174 bilhões em sete meses, com alta de 31%
Próxima As exportações do agronegócio atingiram US$ 8,82 bilhões, valor recorde para os meses de janeiro.