DIA DE CAMPO DE BOVINO DE LEITE – ALTO PARANÁ


A pecuária de leite é uma atividade de grande importância socioeconômica na região de Paranavaí, quer pela geração de renda mensal, pela oportunidade de ofertar trabalho e emprego, quanto pela forma de distribuição de renda. E a produtividade deste segmento está altamente relacionada a adoção de boas práticas de produção agropecuária e da gestão de seus recursos produtivos.
Os produtores Antônio Neres e Ademar Rodrigues do Sítio Boa Esperança, localizado no município de Alto Paraná, são exemplos de sucesso e apresentaram seus resultados e as tecnologias aplicadas durante o DIA DE CAMPO DE BOVINO DE LEITE no dia 05 de março. O evento contou com a presença de 40 produtores de 5 munícipios, além de lideranças e autoridades locais.
Foi também realizado palestras sobre o correto manejo de pastagens numa abordagem prática e sobre o uso do capim Capiaçu e o seu desempenho na produção de leite.
História – O Sitio Boa Esperança foi adquirido no ano de 2007 com recursos do Programa Banco da Terra. Utilizaram de forma correta e dirigida o crédito rural para aquisição de animais, sala de ordenha, reforma de pastagens, entre outros. Além da implantação de um sistema para geração própria de energia.
Resultados – Após realizar o planejamento forrageiro de inverno e verão, a propriedade hoje tem suficiência de volumoso o ano todo para o rebanho. As vacas recebem nutrição de precisão. E, após três anos de acompanhamento a produção da propriedade passou de 10 litros por vaca para média de 17L. Um volume de 700 litros produzidos por dia. “O próximo passo é implantar um sistema silvipastoril e melhorar o sistema de recria das bezerras e novilhas, que já está negociado com os produtores”, informa o zootecnista e coordenador de Projetos do IDR-Paraná Vinicius Guimarães.
Fonte: idr paraná
Anterior Mulher!!!!!
Próxima Paraná propõe ao governo federal Plano Safra 2024/25 com R$ 568 bilhões