Deputados estaduais aprovam título de cidadã honorária do Paraná à presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo


Os deputados estaduais aprovaram o título de cidadã honorária do Estado do Paraná à presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo. A homenagem proposta pelos deputados Adriano José (PP), Maria Victoria (PP), Delegado Jacovós (PL), Do Carmo (União) e Evandro Araújo (PSD) foi aprovada em primeira discussão na sessão desta terça-feira (25).

A deputada Maria Victoria destaca que Maria Iraclézia foi a primeira mulher a presidir a Sociedade Rural de Maringá e é uma liderança reconhecida no Paraná e no Brasil. “O título é o reconhecimento do povo do Paraná a uma mulher que é referência no agronegócio paranaense e brasileiro. A gestão de Maria Iraclézia à frente da Sociedade Rural dinamizou ainda mais a Expoingá consolidando a Feira como uma das mais importantes da América do Sul”, disse.

“É um reconhecimento e uma justa homenagem à Maria Iraclézia. Estamos vendo há anos que sua dedicação reflete no agronegócio e garante o desenvolvimento do setor aqui na região norte do Estado. Podemos dizer que o trabalho da Iraclézia é um verdadeiro patrimônio para o Paraná e serve de norte para muitos, mostrando como um olhar inovador pode fortalecer o setor rural”, disse o deputado Do Carmo.

Em suas palavras, o deputado Adriano José destacou que “Maria Iraclezia de Araújo é uma líder e referência para as mulheres no agronegócio brasileiro. É a primeira mulher a presidir uma entidade do gênero no país, a Sociedade Rural de Maringá, e sua trajetória de sucesso, competência e liderança contribuem para o desenvolvimento do agronegócio paranaense e nacional, tornando-a um exemplo a ser seguido”.

“Maria Iraclézia trouxe uma administração moderna para SRM, propiciando que a feira agropecuária de Maringá se transformasse em uma das principais feiras agropecuárias do Brasil”, complementou o deputado Delegado Jacovós.

Sobre

Maria Iraclézia de Araújo, natural de Acopiara-CE é graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Gestão de Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), e pós-graduada em Gestão, Produção e Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), foi a primeira mulher a presidir uma entidade do gênero no País. Recebeu a Medalha Mérito Legislativo, maior honraria da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Parlamento Brasileiro.

É também diretora executiva da Super Propaganda, vice-presidente da Comissão de Exposições do Paraná (Comexpa), presidente do Conselho Superior do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, vice-presidente para Assuntos de Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), presidente da Instância de Governança Regional do Turismo – Encantos dos Ipês, membro do Instituto Cultural Ingá, membro do Conselho Consultivo da Agroi9 Incubadora e coordenadora do Conselho Consultivo da Mesorregião Noroeste do Instituto de Desenvolvimento do Paraná.

É também consultora na área de eventos, do planejamento à coordenação e execução. Integra a primeira lista “100 Mulheres Poderosas do Agro”, da Forbes Brasil, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Anterior Vencedora do Festival de Quadrilhas da Paraíba se apresenta no Rural Maringá Junino
Próxima Colheita do milho da segunda safra paranaense alcança 42% da área