Convention integra comitiva que vai a Colômbia conhecer o projeto que venceu o crime


Representante do Convention Bureau diz que há bons exemplos que podem ser empregados na solução de problemas também em Maringá

O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau estará presente no grupo de 11 representantes dos setores público e privado que vai a Medellin, na Colômbia, conhecer o Projeto Medellin Ciudad Cluster, cujas ações tornaram a cidade referência em segurança, cultura e mobilidade urbana, levando a segundo maior cidade da Colômbia, capital do Departamento de Antioquia, uma referência na América Latina.

O Convention, instituição que cuida do fomento ao turismo, será representado pela sua vice-presidente para Assuntos Institucionais, Maria Iraclézia de Araújo, também presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM). A comitiva permanece na Colômbia entre os dias 20 e 23 próximos.

“Medellin hoje é um exemplo para o mundo de como fazer as coisas darem certo no serviço público e privado, transformando a qualidade de vida da comunidade”, diz Maria Iraclézia. “Os bons exemplos de lá podem ser empregados em qualquer outra cidade e certamente a comitiva de maringaenses encontrará exemplos de como solucionar alguns dos problemas atuais de Maringá”.

A viagem foi organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e devem fazer parte da comitiva representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Associação Comercial, Instituto Cultural Ingá, além do Convention, SRM e do próprio Codem.

Ciudad Cluster

Medellin, que foi sede do famoso cartel de Medellin, rede de traficantes de drogas que, sob o comando de Pablo Escobar, chegava a faturar cerca de 60 milhões de dólares por dia, já foi uma das cidades mais violentas do mundo, especialmente devido às guerras de quadrilhas de traficantes.

Desde que as entidades representativas se juntaram ao poder público, criando o Projeto Medellin Ciudad Cluster, o município vem adotando a tecnologia na solução de seus problemas de segurança pública, transporte, geração de renda e meio ambiente. É um esforço que transformou a vida da população e também a reputação internacional da cidade.

Continuamente, comitivas de diferentes partes do mundo chegam praticamente todos os dias em Medellin para ver de perto como o projeto funciona. Hoje ela é exemplo de como os investimentos em segurança pública podem transformar a economia local. A cidade equipou a polícia, investiu em inteligência e ampliou a presença do Estado nas comunidades pobres.

Fonte:http://www.maringacvb.com.br/

Anterior Joesley volta à prisão por suspeita de corrupção no Mapa
Próxima Soja: já são 14 focos de ferrugem no PR, SP e SC