COCAMAR, A MELHOR COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO BRASIL, PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO


A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi eleita pelo segundo ano seguido, pela Revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três, a melhor cooperativa agropecuária do Brasil. É bicampeã. O resultado do levantamento que é realizado anualmente para a edição 2022 da publicação Melhores da Dinheiro, acaba de ser divulgado.

Crescimento – Com uma reportagem intitulada “A força do sucesso coletivo”, a revista ressalta que a “Cocamar aposta em gestão estruturada, transparente e tecnológica para garantir crescimento de 12,5% em 2022 apesar de altas nos custos e perdas com quebra de safra”.

É bi – A Cocamar atingiu o bicampeonato sendo destaque nos quesitos Inovação e Qualidade e Governança Corporativa, Recursos Humanos e Sustentabilidade Financeira.

Diferenciais – A complexidade e a responsabilidade de gerir uma organização com mais de 16,5 mil produtores cooperados em que todos são donos e têm poder de decisão é apontado pela IstoÉ Dinheiro como “um dos maiores diferenciais” da Cocamar, que possui um grande parque industrial em Maringá e região e atua com 112 unidades de atendimento nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Missão – Em entrevista ao repórter Romualdo Venâncio, o presidente executivo Divanir Higino destacou que “Trabalhar para esse tanto de gente é uma grande missão. É como administrar uma enorme fazenda com cerca de 1 milhão de hectares que tem de apresentar resultados e melhorias”, referindo-se às áreas produtivas dos associados.

Transparência – É por isso que também há muita transparência nessa relação, sobretudo quanto à remuneração dos agricultores. “Os cooperados recebem o preço mais justo do mercado. Fazemos questão de mostrar a eles as planilhas com as cotações das bolsas internacionais.”

Aprimoramento – O conteúdo aponta ainda que “Mesmo com uma gestão profissional, moderna e digitalizada, há espaço para o aprimoramento. Quando se tornou concessionária da John Deere, a Cocamar teve de atender ao rígido padrão de controle da montadora e cresceu em digitalização.

Conectividade – Com a expansão da conectividade, a assistência aos cooperados ganhou mais precisão, agilidade e comodidade. Além de contarem com 150 agrônomos, os sócios podem utilizar a plataforma da cooperativa para acompanhar mapas climáticos e direcionar o plantio”.

Faturamento – “Essa administração segura e colaborativa é a bússola que guiou a Cocamar a um faturamento de R$ 9,63 bilhões em 2021, 37% acima do registrado no ano anterior, apesar de problemas climáticos que levaram a uma quebra de 35% na colheita do milho dos cooperados”, pontua a IstoÉ Dinheiro, informando que “Para 2022, os bons resultados devem se repetir.

Neste ano – A estimativa de receita é de R$ 11 bilhões, 12,5% a mais que em 2021, a despeito de problemas climáticos que impactaram a produtividade da soja”.

Fatores – Ao receber a informação oficial, na sexta-feira (7/10), de que a Cocamar havia sido campeã pelo segundo ano consecutivo, Higino atribuiu a conquista “à confiança e à participação dos cooperados no trabalho da gestão e ao profissionalismo do quadro de colaboradores”. Esses fatores, segundo ele, têm sido a mola propulsora da Cocamar, que segue à risca um planejamento estratégico pautado pelo objetivo de que a cooperativa e seus cooperados cresçam de forma sustentável e com rentabilidade.

Fonte|: Cocamar

Anterior PIB do Paraná cresce quase 3% no segundo trimestre de 2022
Próxima Governo acatou 4.539 projetos de energia renovável em propriedades rurais do Paraná