Bolsonaro sanciona lei que simplifica georreferenciamento rural


Norma altera a Lei de Registros Públicos para dispensar a anuência dos confrontantes (vizinhos) na averbação do georreferenciamento de imóveis rurais
 
 
O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que desburocratiza o processo de georreferenciamento de imóveis rurais em todo o Brasil. O texto foi publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 5 de junho.
 
A nova lei é resultado da aprovação de projeto de iniciativa do Senado. A norma altera a Lei de Registros Públicos para dispensar a anuência dos confrontantes (vizinhos) na averbação do georreferenciamento de imóveis rurais. De acordo com o autor da proposta, senador Irajá (PSD-TO), a lei beneficia mais de 15 milhões de pequenos, médios e grandes produtores em todo o País.
 
“A exigência de carta de confrontação – assinada pelos vizinhos da propriedade em que ocorre o georreferenciamento – já foi dispensada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) há muitos anos, mas os cartórios continuavam exigindo essa burocracia”, diz o senador. “A nova lei traz segurança jurídica e vai destravar milhares de processos em todo o Brasil”, acrescenta.
Anterior Reunião para apresentação das etapas do projeto do Agromuseu realizado na Sociedade Rural de Maringá.
Próxima Tereza Cristina vê “grande” chance de Plano Safra ser adiado