Aplicativo organiza balanço nutricional da plantação de soja


Ferramenta Nutri Meio-Norte, da Embrapa, calcula a quantidade de nutrientes e corretivos que a lavoura necessita

Alguns toques na tela de um smartphone ou tablet, e em segundos o agricultor obtém um balanço nutricional de sua plantação de soja. É o que promete o aplicativo desenvolvido pela Embrapa, batizado de Nutri Meio-Norte, que traz as quantidades de nutrientes e corretivos de que a lavoura de soja necessita. A ferramenta será apresentada na próxima quarta-feira, 23 de maio, durante a feira agropecuária AgroBalsas, no município de Balsas, no sul do Maranhão.

De acordo com os desenvolvedores, a tecnologia traz rapidez, economia e precisão na gestão de uma lavoura de soja, uma vez que a cultura necessita de muitos insumos cotados em dólar.

A Embrapa ressalta que neste primeiro módulo de execução, o aplicativo permite a partir da análise foliar, conhecer a fertilização adequada para o cultivo da soja, mostrando os dados nutricionais das plantas, como os nutrientes em excesso e outros com deficiência, gerando o desequilíbrio nutricional.

Uso do aplicativo

A Embrapa afirma que é simples operar a tecnologia. “Primeiramente, o produtor terá de realizar a análise foliar da lavoura, feita por um laboratório especializado. Após abrir o aplicativo, o agricultor deverá inserir na página “análise foliar” dados obtidos na análise laboratorial das amostras de sua lavoura, como as quantidades dos macro e micronutrientes encontrados”, diz no comunicado.

Após estes procedimentos, o produtor deve escolher o método de análise (DRIS ou CND, veja a imagem ao lado) e clicar no botão “enviar”. Em seguida, aparecerão os índices nutricionais em formato de gráficos de barra e radar. Deve-se clicar então em “gerar relatório” para que então um formulário seja aberto e preencha sobre os dados da propriedade, em talhão ou lavoura – como área plantada, data da coleta da folha diagnóstica e algum manejo realizado na área. Finalmente, ao clicar em “baixar”, os resultados gerados são armazenados no dispositivo em forma de relatório que poderá ser compartilhado por e-mail ou programas de mensagens, como o WhatsApp.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store para o sistema Android (Play Store) e em breve para iOS (App Store). O mesmo é indicado para os Estados do Maranhão e do Piauí por analisar apenas amostras de folhas coletadas nessas regiões. A Embrapa informou que o uso do aplicativo poderá ser ampliado para os Estados da Bahia e do Tocantins, alcançando assim toda a área de produção de grãos da região Matopiba, quando o banco de dados receber informações desses estados.

“Com o resultado, o produtor pode adequar a adubação e ter eficiência no uso de nutrientes”, diz o pesquisador Henrique Antunes, que gerencia a plataforma, por meio da nota. De acordo com ele, a aplicação da ferramenta traz mais segurança ao produtor na aquisição e uso de fertilizantes e corretivos, ao recomendar a adequada nutrição das plantas.

A Embrapa lembra que a avaliação final do balanço nutricional da planta, por meio do aplicativo, sempre dependerá de uma análise de tecido vegetal feita em laboratório especializado. “É uma inovação tecnológica de fácil acesso ao banco de dados criado pela Embrapa Meio-Norte (PI), que gerou os sistemas Integrado de Recomendação e Dianóstico (DRIS) e o Diagnose da Composição Nutricional (CND)”, destaca Antunes.

Segundo o pesquisador, a construção da plataforma surgiu da necessidade de se ter um banco de dados regional, já que as cultivares plantadas no Nordeste são diferentes das semeadas no centro-sul, por exemplo. “As condições de clima e solo também são diferentes das encontradas nos demais estados da região do Matopiba. O manejo das lavouras foi outro ponto determinante para a necessidade de criação dessa ferramenta”, finaliza.

 

Anterior Exportações de café do Brasil para a Ásia crescem 29,9%
Próxima Brasil envia lista com 30 frigoríficos à China; 6 já aprovados