Foi realizado no dia 03 de Dezembro no estúdio da Sociedade Rural de Maringá o 16º Concurso Regional de Qualidade na Colheita da Soja.
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) criou a competição para melhorar o desempenho de agricultores e operadores durante a colheita de soja.
O concurso premia os operadores de máquinas que foram mais eficientes no seu trabalho. Esta ação mostra que é possível reduzir os desperdícios na colheita e aumentar os lucros com a soja, com uma boa revisão, regulagem e manutenção das colheitadeiras.
Nesta edição, safra 2019/2020, foram avaliadas 200 colheitadeiras, em vinte municípios da região. As avaliações das máquinas foram realizadas com a aplicação de uma metodologia desenvolvida pela Embrapa Soja, seguindo o protocolo técnico do MIC-Soja (Monitoramento Integrado de Colheita da Soja). As equipes de avaliadores são formadas por profissionais do IDR-Paraná e universitários da Unicesumar, Universidade Estadual de Maringá e Uningá. Também integram as equipes alguns profissionais das prefeituras, sindicatos, cooperativas e empresas privadas do setor.
O ganhador do primeiro lugar foi o produtor rural Delson Cremm de Maringá-PR.