16º Concurso Regional de Qualidade na Colheita da Soja.


Foi realizado no dia 03 de Dezembro no estúdio da Sociedade Rural de Maringá o   16º Concurso Regional de Qualidade na Colheita da Soja.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) criou a competição para melhorar o desempenho de agricultores e operadores durante a colheita de soja.

O concurso premia os operadores de máquinas que foram mais eficientes no seu trabalho. Esta ação mostra que é possível reduzir os desperdícios na colheita e aumentar os lucros com a soja, com uma boa revisão, regulagem e manutenção das colheitadeiras.

Nesta edição, safra 2019/2020, foram avaliadas 200 colheitadeiras, em vinte municípios da região. As avaliações das máquinas foram realizadas com a aplicação de uma metodologia desenvolvida pela Embrapa Soja, seguindo o protocolo técnico do MIC-Soja (Monitoramento Integrado de Colheita da Soja). As equipes de avaliadores são formadas por profissionais do IDR-Paraná e universitários da Unicesumar, Universidade Estadual de Maringá e Uningá. Também integram as equipes alguns profissionais das prefeituras, sindicatos, cooperativas e empresas privadas do setor.

O ganhador do primeiro lugar foi o produtor rural Delson Cremm de Maringá-PR.

Anterior Plantio de soja no Paraná chega a 99%, informa Deral
Próxima Evento vai debater educação cooperativista e assistência técnica