Resultado recorde foi observado no primeiro quadrimestre e se mantém em maio, avalia Cepea
- As exportações brasileiras de carne bovina seguem registrando volumes expressivos. No acumulado de janeiro a abril, foram embarcadas 537,88 mil toneladas de produtos de origem bovina, 11,73% acima da quantidade exportada no mesmo período de 2018, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Trata-se do segundo melhor resultado da história para o período, atrás apenas de 2007, quando 562,74 mil toneladas de carne foram embarcadas de janeiro a abril, segundo informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“O cenário é resultado do baixo custo de produção nacional frente a importantes países, à qualidade da carne, ao dólar valorizado, mas, especialmente, à demanda asiática aquecida”, relata o Cepea.
Especificamente em maio, as exportações brasileiras de carne bovina in natura fecharam a terceira semana em ritmo forte, somando 78,34 mil toneladas. A média diária do embarque está em 6,52 mil toneladas, acima das 5,22 mil toneladas de abril/19 e das 4,31 mil toneladas de maio/18.