Vacinação contra febre aftosa atinge 65% do rebanho gaúcho


Governo tem a expectativa atingir uma cobertura vacinal superior a 90% até a próxima sexta-feira
 
A quatro dias do fim da campanha de vacinação contra febre aftosa, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr) contabilizava em seus sistemas a vacinação de 65% do rebanho estadual, estimado em 12,5 milhões de cabeças de bovinos e búfalos.
 
 
De acordo com a pasta, a expectativa é atingir uma cobertura vacinal superior a 90% até a próxima sexta-feira. “Estamos trabalhando intensamente para atingir a meta e garantir mais uma vez que o nosso Estado fique livre desta grave doença”, diz o secretário estadual da agricultura, Covatti Filho, em nota. Em 2018, ambas as etapas de vacinação, em maio e novembro, alcançaram os 97% de cobertura.
 
O prazo máximo para a comprovação da vacinação pelos produtores é de cinco dias úteis após o término da etapa, no dia 7 de junho. A Seapdr lembra que aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.
 
Os últimos focos da doença no Rio Grande do Sul ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais, com U$$ 25 milhões gastos em custos diretos, além de perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.
Anterior EUA confirmam pacote de US$ 16 bi para produtores
Próxima Suspeita de caso atípico de vaca louca no Mato Grosso do Sul