SRM inicia programa de pré-aceleração de startups


A Sociedade Rural de Maringá em parceria com o Sebrae deu início a um programa de pré-aceleração de startups,  visando potencializar projetos que nasceram no  Hackathon Inova Agro durante a Expoingá 2019.

A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, explicou no lançamento do programa que a ideia é ajudar as equipes a ampliar a visão e concretizar  projetos viáveis para o desenvolvimento do agronegócio.

“Nós entendemos a importância da tecnologia para o nosso segmento e queremos que nesse período vocês avancem na busca de soluções e inovações para o setor, podendo surgir daqui algumas Agtechs”, disse ela.

Segundo Bruno Aldana, consultor credenciado do Sebrae na área de startups e inovação, tutor responsável pela turma, o objetivo durante a pré-aceleração é aproximar os participantes dos produtores para fazer a validação dos projetos que criaram durante o Hackathon, saber se de fato são viáveis, assim como orientá-los de forma intensa para acelerar a ida da solução para o mercado.

Thiago Bussola, estudante de engenharia de software e integrante de uma das equipes, disse que o interessante durante a pré-aceleração é a possiblidade de dar continuidade à ideia que surgiu durante a  maratona de informática na Expoingá. “Eu acredito que vamos ampliar a nossa visão, conhecer melhorar as características da área e entender o que é necessário ajustar para que a nossa ideia se torne viável para o mercado. Esperamos avançar nesse processo”, afirmou.

O programa de pré-aceleração terá 45 dias de duração e, durante este período, os grupos terão, além do acompanhamento de tutoria, uma programação intensa de palestras, workshops, encontros e mesas-redondas com produtores. O passo seguinte, poderá ser a aceleração propriamente dita.

Aceleradoras

As aceleradoras têm por objetivo apoiar o desenvolvimento e o crescimento acelerado de startups, visando oferecer-lhes conteúdos, busca de apoio financeiro, participação em eventos e treinamento, por um período variável de tempo, até chegar ao ponto de equilíbrio, em que possam seguir por conta própria.

Bruno Aldana disse que o processo de surgimento e desenvolvimentos de novas empresas de tecnologias é muito rápido, hoje em dia, quando se oferece soluções para o mercado, e o agronegócio é um grande campo para ser explorado.

Conforme Maria Iraclézia, a intenção quando se organizou o hackathon na Expoingá foi realmente buscar soluções concretas para setor e o passo que a SRM está dando, ao iniciar o programa de aceleração, mostra o compromisso da entidade com as necessidades do segmento.

Anterior Diagnóstico turístico de Maringá é apresentado à SRM
Próxima Indicador do boi gordo atinge maior patamar desde novembro de 2016