Simental é destaque na pista de Itapetininga Exposição Nacional da raça será realizada entre os dias 10 e 14 de abril no Sudoeste Paulista


O momento aquecido da pecuária levou a antecipação do principal encontro dos criadores da raça Simental. Com data marcada para 10 a 14 de abril, durante a ExpoAgro de Itapetininga, SP, será realizada a 27ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil. “O mercado está otimista o que motiva os criadores”, reconhece o presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil, Alan Fraga.
 
A exposição é um dos eventos mais tradicionais entre os criadores de raças taurinas puras, “mostrando a solidez da raça e a força dos criadores dos diversos estados do Brasil”, diz Fraga. A mostra, que acontece pela primeira vez em Itapetininga, SP, pretende reunir 250 animais de mais de 30 criadores de todo o País.
 
Novidades – Além do julgamento tradicional, uma inovação da nacional será a “avaliação global da raça Simental”. De forma interativa os criadores, técnicos e interessados pela raça serão protagonistas na avaliação dos animais. “É uma ação que leva ainda mais conhecimento sobre a raça, além do network e valorização da cadeia produtiva”, explica Fraga. Isso é possível, pois os participantes recebem dados diversos do animal que o subsidiam nas análises, além de seus conhecimentos próprios e conversa entre os participantes.
 
Outra estreia será a 1ª. Exposição Nacional Gado Simlandês para atender ao mercado de fêmeas para leite. O Simlandês é fruto do cruzamento entre o Simental e o Holandês e se mostra uma alternativa lucrativa para produtores que demandam uma boa produção, superior a 25 litros a pasto, além de venda de bezerros pesados.
 
Canal de vendas – Com oferta de 25 lotes será organizado pelo Núcleo Simental Sudoeste Paulista o Leilão Simental Dupla Aptidão. Com fêmeas puras e cruzadas o objetivo é atender aos produtores de leite com genética de matrizes com produção comprovada. O leilão será realizado no dia 13 de abril, a partir das 20 horas sob o comando da Nova Leilões. A assessoria técnica e organização é de Paulo Tonin e Adib Dau Neto.
Anterior Aftosa: Adiar o fim da vacinação mostra seriedade, afirma Sindan
Próxima Kosher: “Se há novas exigências, vamos cumprir” diz Abrafrigo