Safra 2018/19 pode superar estimativa da Conab, aponta CNA


Quanto ao milho, CNA vê possibilidade da produção superar 100 milhões de toneladas

Quanto ao milho, CNA vê possibilidade da produção superar 100 milhões de toneladas
 
A estimativa recorde de colheita de grãos e fibras de 240,7 milhões de toneladas na safra 2018/19, anunciada nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pode ser superada e chegar a 244 milhões de toneladas, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
“Acreditamos que há potencial para crescer ainda mais”, avaliou em nota o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski. Para ele, o clima favorável e os investimentos dos produtores em tecnologias, como boa adubação e bons tratos culturais, justificam a previsão.
 
No caso da produção de soja, estimada pela Conab em 115 milhões de toneladas, há espaço para o país atingir 117 milhões de toneladas, conforme o assessor técnico. Quanto ao milho, com colheita projetada em mais de 98 milhões de toneladas pela Conab, haveria possibilidade de superar as 100 milhões de toneladas, em razão do bom desempenho do cereal de segunda safra.
 
“Mais de 50% da safrinha de milho foi colhida, as produtividades estão acima do esperado. Então aí já teríamos mais um milhão e meio a dois milhões de toneladas”, disse Malinski no comunicado. “Todo o mercado já trabalha com (a perspectiva de) uma safra de soja de 117 milhões (de toneladas). Teríamos mais dois milhões de acréscimo (em relação aos números da Conab)”, destacou.
 
Fonte: ESTADÃO CONTEUDO / PORTAL DBO
Anterior Aftosa: Pnefa relata possibilidade de retirar vacinação no PR
Próxima Conferência regional de segurança alimentar debate políticas públicas para o setor