Nacional de Simental premia os Grandes Campeões Mostra deste ano, em Itapetininga, SP, contou com três modelos de julgamentos


Entre os dias 10 e 14 de abril, a cidade de Itapetininga, SP, foi palco da 27ª Exposição Nacional da raça Simental e do gado Simlandês. “Foi uma apresentação excelente que já motiva os criadores a participar dos demais eventos do ano”, reconheceu o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil (ABCRSS), Alan Fraga.

No Simental, a Grande Campeã Adulta foi Onória da Sesmaria e a Reservada Grande Campeã, Ripina da 3AB, ambas de Rogério Sawaia. Entre as fêmeas jovens, a Grande Campeã foi Valquíria PPA, de Paulo Procopiak e a Reservada Grande Campeã Viola PPA, do mesmo criador.

Nos machos, o título de Grande Campeão foi Zorro da PPA, de Procopiak e o Reservado Grande Campeão foi Volgan da Schwamfer, de Ubiratã Ferreira. O pecuarista Rogerio Sawaia recebeu o troféu de melhor expositor e Ubiratã Ferreira o melhor criador Simental. As avaliações ficaram a cargo do jurado José Carlos de Souza Passoni.

No gado Simlandês, que organizou sua primeira nacional, a Grande Campeã foi Romênia 2377 da Agrobem, de Roberto Montenegro Neto e a Reservada Grande Campeã foi Seresteira da Fazenda JR, de Rogerio Sawaia. As avaliações foram conduzidas por Flávio Krebs Ramos, que também recebeu homenagens pelos serviços prestados à raça Simental. “Tivemos excelentes animais e percebemos que o Simlandês desperta muito interesse, principalmente, das bacias leiteiras de São Paulo, Minas Gerais e Paraná”, avalia Fraga

Neste ano, a Nacional também teve uma inovação com a primeira avaliação global da raça Simental, um julgamento interativo com jurado oficial Marcelo Gaeta, além de criadores e interessados. A modalidade contou com a inscrição de mais de 40 criadores e interessados que passaram o dia observando e discutindo características da raça. A cada categoria, eles recebiam uma ficha com os dados e faziam sua própria classificação.

“Foi um modelo muito rico, no qual os interessados pela pecuária discutiram características importantes para a produção de carne”, comenta Fraga. Ele ressalta ainda a interatividade, inclusive, com criadores de outras raças que participaram. Na avaliação de Fraga, essa é uma proposta inovadora de julgamento que a raça Simental está construindo e que acredita que deve perdurar nas pistas. “Há necessidade de inovarmos nas pistas também, mas sem esquecer as linhas técnicas que priorizamos”, comentou o presidente sobre o modelo que vem sendo aprimorado.

Nesse modelo, sagrou-se Grande Campeã a fêmea Natureza do Mamado, de Mário Coelho Aguiar Neto; a Reservada Grande Campeã foi Laica do Neto, de Francisco Araújo Mendonça. Nos machos, o título de Grande Campeão foi para Thor da Rodomeu de Carlos Gomes de Oliveira e o Reservado Grande Campeão foi Timbre do Mamado , também de Mário Neto.

Anterior Atrasos no fim da vacinação contra a aftosa deverão se repetir em 2020
Próxima Perdão a dívidas do Funrural pode ferir a Lei de Responsabilidade Segundo advogado, governo precisará compensar perdas na arrecadação com redução de gastos de outras áreas