Ministério premia empresas do agronegócio por boas práticas de integridade


Ministra Tereza Cristina a entregou o Selo Mais Integridade para 16 organizações

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entregou nesta terça-feira, 10, a empresas do setor o Selo Mais Integridade. “Criado no ano passado, o selo é dado a empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e ainda o comprometimento em inibir a fraude, suborno e corrupção”, informa a pasta em nota.

Neste ano 16 organizações foram premiadas. A ministra destacou na solenidade que o mercado exige cada vez mais um agronegócio alinhado com boas práticas de integridade.

“Ainda mais neste momento em que o Brasil está abrindo mercados no exterior. Há estudos que comprovam que as empresas de todos os setores perdem de 3% a 5% de seu faturamento com fraudes, subornos e atos de corrupção de todo gênero. Temos convicção de que o fomento às ações de integridade, como esta do Selo Mais Integridade, pode ser um diferencial para o futuro do país”, disse.

Segundo a Agricultura, para receber o selo, a empresa ou cooperativa precisa comprovar que tem programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional.

É preciso também estar em dia com as obrigações trabalhistas e não ter multas relacionadas ao tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária, ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais (nos últimos 24 meses).

A documentação dos interessados é analisada pelo Comitê Gestor do Selo, composto por representantes de instituições públicas e privadas, que concede a premiação.

Veja a lista das empresas premiadas em 2019: Agrícola Xingu S/A Citri Agroindustrial S/A Mig Plus Agroindustrial Ltda Três Corações Alimentos S/A Trow Nutrition Brasil Nutrição Animal Ltda Usina Monte Alegre Ltda Adama Brasil S/A Adecoagro Vale do Ivinhema S/A Baldoni Produtos Naturais Comércio Indústria Ltda-ME Compass Minerals América do Sul Indústria e Comércio S/A Iharabras S/A Indústrias Químicas Indústria e Comércio de Alimentos Supremo Ltda Rio Branco Alimentos S/A Rivelli Alimentos S/A Trop Frutas do Brasil Ltda Bunge Alimentos S/A

 

 

Anterior Previsão de nova safra recorde não garante preços baixos
Próxima Em 2020, Brasil pode exportar US$ 2 bilhões em carne bovina