Luto: Manoel Garcia Cid, ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, morre em Londrina


Neco Garcia, como era conhecido, ocupou por dois mandatos a presidência da SRP, uma das mais importantes entidades de classe do Brasil

Faleceu nesta quinta-feira, 18 de março, o empresário e pecuarista Manoel Campinha Garcia Cid, de 81 anos. Neco Garcia, como era conhecido, estava internado no Hospital Mater Dei, em Londrina, PR. Desde 2018, ele lutava contra o câncer.

Formado em Direito e Administração, Manoel Garcia Cid teve atuação destacada na agropecuária paranaense e nacional, ocupando por dois mandatos a presidência da Sociedade Rural do Paraná (SRP) – uma das mais importantes entidades de classe do Brasil – entre 1970 e 1976 e nos anos de 1996 e 1997. Foi fundador da Associação dos Neloristas do Paraná (ANEL) e da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB). Neco Garcia também presidiu o Banestado e concorreu à prefeitura de Londrina nos anos de 1976 e 1982.

Manoel é filho da matriarca Francisca Campinha Garcia Cid e Celso Garcia Cid, fundador da consagrada Fazenda Cachoeira 2C; Celso faleceu em 1972 e Dona Francisca, no ano de 2003. Em um dos episódios mais marcantes da pecuária brasileira, Celso viajou até a Índia, no mês de dezembro de 1957, para trazer exemplares zebuínos puros ao Brasil, vislumbrando a melhoria do seu rebanho e de outros criadores; o gado chegou ao país em 1960.

Atualmente, Beatriz Garcia Cid, irmã de Neco, juntamente com seus filhos Guilherme, Gustavo e Gabriel, são os titulares da premiada propriedade com sede no município de Sertanópolis, PR.

Manoel Campinha Garcia Cid deixa a esposa, Zeza Carvalho Garcia Cid, filhas e netos. A cerimônia de despedida, restrita aos familiares, ocorre nesta sexta-feira, 19, em Londrina.

Fonte: DBO Rural

Foto: SRP

Anterior Soja ocupa um quarto do território estadual e é exportada para mais de 20 países
Próxima Ministério da Agricultura lança desafio para startups sobre ILPF