Estudantes criam aplicativos para ajudar o produtor rural


Com o telefone celular na mão, o produtor pode saber se a umidade do solo está ideal para plantar determinado tipo de cereal, verdura ou mesmo árvores, pode também saber se aquela umidade é ideal para o cada tipo de cultura ou se está na hora de irrigar artificialmente, também é possível saber se a luminosidade é boa para a planta, se está na hora de colher, como e onde estocar, se as estradas estão boas para o escoamento e até os preços do dia em cada praça e quem está pagando melhor.

Estes são alguns dos conteúdos de dois aplicativos desenvolvidos por acadêmicos das áreas de tecnologia e ciências agrárias do Unicesumar e foram apresentados no último sábado na SRM Tech, evento voltado à tecnologia que encerrou a 10ª. edição da Agrocampo da Sociedade Rural de Maringá (SRM).

Os aplicativos “Agro Amigos” e “Reportagro” são dois dos 14 que projetados durante a 1ª. Hackathon Inova Agro, evento de tecnologia realizado durante a Expoingá 2018 que reuniu estudantes dos cursos de Engenharia de Software e de Agronomia para criar soluções digitais para o produtor rural.

O “Agro Amigos”, vencedor da competição, é uma plataforma que reúne informações atualizadas e confiáveis de várias fontes, facilitando a busca pelo produtor. “Estarão na palma da mão do homem do campo dados como preços e disponibilidade de insumos, cotação, condições de escoamento da produção, informações climatológicas e outras para consulta em alguns segundos e a qualquer momento”, disse o acadêmico Yan Gimenes, do curso de Engenharia de Software e membro da equipe que criou o aplicativo.

O “Agro Amigos” já está disponível e pode ser baixado no celular a partir da loja do Google, a Play Store, gratuitamente. “Ainda vamos aprimorar o aplicativo, mas já disponibilizamos para que os próprios agricultores possam nos ajudar, dizendo o que é preciso mudar ou acrescentar”, diz o estudante.

O “Reportagro”, terceiro classificado na 1ª. Hackathon, já nasce ‘trabalhando’. Ao saber do tipo de facilidades que o projeto oferece, o prefeito Ulisses Maia (PDT) disponibilizou 10 hortas comunitárias de Maringá para que os inventores coloquem o programa em prática. Assim eles poderão aperfeiçoar o software e, ao mesmo tempo, ensinar o produtor a usá-lo.

“Este aplicativo possibilita ao usuário, por meio de sensores espalhados pela propriedade rural, receber informações sobre umidade do solo, intensidade da luz, temperatura ambiente, velocidade dos ventos e outros dados importantes para ele decidir se está no momento certo para plantar, para irrigar ou para colher”, diz Thiago Bussola, do 2º. ano de Engenhar de Software do Unicesumar.

 

Novos projetos na Expoingá

A apresentação dos dois aplicativos sábado na SRM Tech, no parque de exposições, contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, criador do Hackathon voltado para o agro e incentivador de projetos tecnológicos e startups do setor do agronegócio. A diretoria da SRM foi representada pelo vice-presidente, Carlos Henrique Pinto, e a Sociedade Rural Jovem, realizadora do Hockathon, foi representada por seu presidente, Alcides Pinto.

Segundo os diretores, a competição de hackers, programadores, inventores e outros NERDs deu resultados tão positivos que a Hackathon Inova Agro terá continuidade. “Os novos projetos nascerão já na próxima Expoingá”, disse o presidente da SRM Jove

Anterior Aplicativos que ajudam o agronegócio são apresentados na SRM Tech
Próxima SRM anuncia primeiro show da Expoingá 2019