Como os sistemas de gestão aumentam a produtividade no agronegócio


Conheça como soluções tecnológicas têm sido utilizadas dentro e fora do campo para ajudar na tomada de decisão dos produtores

Nos dias atuais, o uso da tecnologia tem se tornado indispensável em qualquer negócio, independente da área de atuação. Elas proporcionam um ganho financeiro maior e conseguem automatizar processos que antes eram feitos de forma arcaica. O setor de agronegócio, por exemplo, sempre contou com processos muito engessados.

De uns anos para cá, soluções tecnológicas têm sido utilizadas dentro e fora do campo para ajudar na tomada de decisão dos produtores, bem como auxiliar os processos de gestão, que ainda são bastante burocráticos e causam prejuízos para as corporações.

De acordo com um estudo feito pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas do país utilizam inovações tecnológica em seus processos produtivos.

Segundo Rafael Dal Molin, diretor da Elevor – startup que desenvolve software de gestão empresarial para os mais diversos segmentos – apostar em Tecnologia da Informação (TI) no setor agrícola é uma necessidade crescente, uma vez que os empresários lidam com grandes desafios na sua gestão e precisam de um planejamento estratégico, tático e operacional para interagir com o mercado.

“Pequenos e médios empreendedores costumam dizer que investir em soluções de informática para alcançar um determinado objetivo irá ultrapassar seus orçamentos, mas garanto que navegar no escuro, sem métricas e informações confiáveis, tomando decisões unicamente por intuição, pode sair bem mais caro. Além disso, já existem tecnologias acessíveis que trazem mais clareza ao ambiente organizacional”,afirma Dal Molin.

Outro problema enfrentado é o manuseio dos documentos. Na maioria das vezes, são geradas e compartilhadas diversas informações em todas as áreas da empresa, o que faz com que os processos sejam mais morosos e em alguns casos, alguns dados se perdem. Por isso, uma das soluções é tornar a gestão dos documentos automatizada, concentrando todos os dados e processos em uma única plataforma, facilitando a criação, aprovação, distribuição de registros e aumentando a produtividade.

Com a evolução da tecnologia dentro do ambiente empresarial, contar com ferramentas digitais é um divisor de águas para os negócios atualmente. Gerenciar processos operacionais como contabilidade, financeiro, vendas, estoques e relacionamento com os clientes e operações com clareza e em uma única plataforma – de qualquer lugar do mundo – permite que os gestores tenham uma visão mais ampla do estabelecimento, tomando decisões que impactam diretamente nos resultados.

*Texto via Assessoria de Comunicação

Anterior Com maior população, Índia deve se tornar grande importador de alimento
Próxima Paraná deve produzir 23,4 milhões de toneladas de grãos