Aumento das exportações de soja pode afetar mercado interno


Avaliação consta em análise de mercado divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
 
As boas condições de mercado para as exportações brasileiras de soja podem representar um risco para o abastecimento do mercado interno, segundo análise de mercado divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
 
“Mesmo com o comprometimento chinês de comprar mais 10 milhões de toneladas da oleaginosa norte-americana, a procura pelo produto brasileiro continua intensa”, ressalta, em nota, Leonardo Amazonas, analista da companhia. O compromisso chinês foi firmado em fevereiro deste ano em meio às negociações para uma trégua na guerra comercial entre os dois países.
 
Nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil exportou 8,24 milhões de toneladas, das quais 7 milhões foram enviadas para o país asiático. O volume também representa um crescimento de quase 100% ante o observado em igual período do ano passado, quando foram exportadas 4,4 milhões de toneladas.
 
Por sua vez, as trocas comerciais de soja entre China e EUA somaram 8,36 milhões no começo no ano passado ante 31 milhões nos dois primeiros meses de 2017. “Com a trégua entre os dois países em dezembro do ano passado, a aquisição chinesa poderia voltar a crescer, porém, ainda que cheguem a um patamar de 20 milhões de toneladas em 2019, seria um quantitativo abaixo do normal”, reforça o analista da Conab.
 
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), neste ano a China deve importar 88 milhões de toneladas de soja. Confirmando-se que 20 milhões de toneladas do produto virão do mercado norte-americano, o país asiático ainda importaria 68 milhões de toneladas do Brasil e outros países.
 
Segundo avaliação de Amazonas, caso não haja um acordo no conflito entre os dois países, o Brasil poderá chegar a um valor de exportação para a China próximo a 59 milhões de toneladas. O consumo interno, por sua vez, é estimado em 44 milhões de toneladas com uma produção total de avaliada em 113,5 milhões de toneladas.
 
“Teremos um aumento na expectativa de exportações de carnes, principalmente para Rússia e China. Isto faz com que o consumo do farelo de soja também aumente em 2019”, destaca o analista da Conab.
Anterior Com a chegada do outono, é hora de pensar no inverno A transição do pasto para o cocho deve ser gradual; veja algumas dicas para realizá-la com sucesso
Próxima Internet no campo: preços proibitivos ainda são desafio